Dr. Diego Borrajo alerta sobre uso do carvão ativado para clarear dentes

Dentes brancos de modo quase que instantâneo e indolor essa é a forma como muitos influenciadores digitais descrevem ao indicar pasta de dente com carvão ativado como clareador dental.
É preciso cautela ao usar esse tipo de produto, não há comprovação científica da efetividade e segurança do método clareador.

Segundo o cirurgião-dentista Diego Borrajo, fazendo o uso do carvão ativado, o paciente corre um risco extra. “Além de não apresentarem propriedades clareadoras e antibacterianas, há um risco extra. Pastas de dente com carvão ativado são abrasivas, isto pode causar desgaste no esmalte dentário, gerar recuo das gengivas e provocar sensibilidade dental”, disse.

Dr. Diego Borrajo / Foto: Divulgação

O odontólogo ressalta que não devemos levar em conta as sugestões dos influenciadores e informações de de blogs e sites que não são confiáveis ee não têm base científica .
”O dentista é a pessoa qualificada não apenas para realizar os processos de clareamento dos dentes, mas também para avaliar a saúde bucal de cada paciente antes de aplicar algum tratamento. Existem problemas de gengivas, cáries ou outras anormalidades”, enfatiza Dr. Diego Borrajo.

Realização do procedimento de clareamento

“Requer um planejamento e monitoramento cuidadoso para que não gere consequências indesejáveis. Da mesma forma, o paciente informado sobre as contraindicações e riscos desse tipo de procedimento”, afirma o dentista.

Matéria anterior
Rosana Menezes surge peladona em foto: ‘Sem vergonha de ser feliz’
Próxima matéria
Coletivo ‘A Liga’ promove debate aberto com Eduardo Bandeira de Mello

Mais do É Pop

Menu