Dr. Túlio Nunes explica a relação da obesidade e o acidente vascular encefálico e isquêmico

A obesidade afeta um número bastante significativo de pessoas em todo mundo, de acordo com o IBGE, dados coletados em 2019 mostram que a obesidade atinge uma a cada quatro pessoas com 18 anos ou mais, isso equivale a 41 milhões de obesos. O sobrepeso atinge 60,3% da população, o que corresponde a 96 milhões de pessoas.

Segundos estudos, a obesidade e o sobrepeso estão associados a uma maior incidência de Acidente Vascular Encefálico e Acidente Vascular Isquêmico, isso porque o tecido adiposo, além de fornecer um reservatório de energia, atua também como órgão endócrino, pois sintetiza e secreta uma variedade de hormônios e citocinas que regulam a homeostase metabólica e controlam várias funções fisiológicas, como metabolismo energético, termorregulação, ingestão de alimentos e homeostase da glicose.

O tecido adiposo é o principal local de armazenamento de excesso de energia. De acordo com o doutor Túlio Nunes (CREMERS: 48862), existem dois mecanismos celulares para a expansão do tecido adiposo: hipertrofia e hiperplasia. “A hipertrofia é caracterizada pelo aumento do armazenamento de triglicerídeos e pela expansão associada dos adipócitos existentes, enquanto a hiperplasia se refere ao aumento no número de células de adipócitos”, explica.

A obesidade leve está associada ao aumento do tamanho de células adiposas (obesidade hipertrófica), enquanto a obesidade grave e a obesidade infantil aumentam o número de adipócitos (obesidade por hiperplasia).

O Acidente Vascular Isquêmico ocorre quando uma parte do cérebro deixa de receber sangue subitamente pelo fechamento de algumas de suas artérias, tendo obesidade entre os fatores de risco que podem causar o AVC. De acordo com pesquisas, esse acidente afeta muito mais mulheres do que homens.

Dr. Túlio Nunes revela que o excesso de armazenamento de gordura no tecido adiposo pode causar obesidade, assim como os distúrbios metabólicos. O médico orienta que não é somente perder peso, mas é mudar os hábitos, cuidando do corpo e da mente. Uma alimentação saudável, uma rotina de exercícios físicos diários e um sono regulado ajudam no controle de obesidade e diminui as chances de um acidente vascular.

Conheça mais Túlio Nunes: https://instagram.com/dr.tulionunes
http://www.drtulionunes.com.br

Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa

Matéria anterior
Cantora LIA anuncia novo álbum para o Início de 2023
Próxima matéria
Revoltada, Vitória Guarizo relata mais um caso de clonagem dos seus cartões

Mais do É Pop

Autor (a) da postagem