Dra. Gabriela Luxo – Crédito da Foto: Rodrigo Bacellar / Divulgação

Dra. Gabriela Luxo explica o que é orientação de pais e os benefícios para um lar mais saudável

Dra. Gabriela Luxo é psicóloga, psicopedagoga, mestre e doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduada em Psicologia Positiva pela PUC-RS e pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental também pela PUC-RS. Após finalizar o seu doutorado criou o Diálogo Positivo. O grande foco da profissional é auxiliar os pais na educação dos filhos. Parece muito fácil, mas sabemos que é um grande desafio.

Em algum momento da sua vida você já deve ter realizado esses questionamentos: Qual comportamento e conduta eu devo adotar com o meu filho? Será que isso é esperado ou não? Como faço para o meu filho me obedecer? São questionamentos comuns no dia a dia dos pais, mas o principal objetivo da Dra. Gabriela é fazer uma escuta ativa de toda a dinâmica e rotina familiar para, posteriormente, junto com os progenitores, traçar o melhor plano de ação.

A ideia é que você tenha um ambiente familiar mais cooperativo, ou seja, a partir dos atendimentos com a profissional o seu filho vai te obedecer de forma mais eficaz e você terá menos estresse. Além de diminuir aquela culpa clássica que todos nós que temos filhos carregamos. Sou uma boa mãe ou pai? Meu filho vai me aceitar ou vai me rejeitar?

Foram longos anos de estudo para Dra. Gabriela conseguir elaborar o seu próprio método de atendimento totalmente baseado em um diálogo saudável, gentil, firme e assertivo. Os atendimentos são todos online e no primeiro deles ela poderá estimar um número de atendimentos necessário de acordo com o seu ritmo.

“Eu faço um trabalho extremamente minucioso, não adianta ter uma receita pronta para adaptar com todos os pais e famílias. Cada um possui uma necessidade, tem um estilo de vida e um formato familiar. Respeito cada um e posso afirmar que sempre é possível traçar um plano de ação, porém é importante que esses cuidadores estejam dispostos para essa parceria comigo. O resultado é composto por: conexão, comprometimento e disposição, além de muito amor”, ressalta Dra. Gabriela.

Dra. Gabriela Luxo – Crédito da Foto: Rodrigo Bacellar / Divulgação

Dra. Gabriela Luxo – Crédito da Foto: Rodrigo Bacellar / Divulgação

A profissional realiza uma escuta ativa de cada envolvido no atendimento e propõe algumas estratégias para serem implementadas no dia a dia. Muitas vezes uma pequena virada de chave pode mudar o seu relacionamento com o seu filho. Por isso queria destacar a importância de buscar ajuda qualificada o quanto antes e sempre pensarmos na prevenção. Quando estamos envolvidos na situação nem sempre conseguimos traduzir alguns ocorridos e sem perceber vamos reforçando comportamentos negativos ou nocivos. Não fazemos isso por mal, mas precisamos nos permitir acionar a nossa rede de apoio.

“Muitos pais ficam envergonhados e acham que não são bons o suficiente quando pedem socorro, mas para evitarmos dificuldades mais profundas é importante buscar auxílio o quanto antes. A primeira infância (período que vai desde a concepção do bebê até os 6 anos de idade) é crucial para o desenvolvimento mental, emocional e de socialização da criança. É fundamental fornecer uma base sólida para que ela possa se desenvolver de forma saudável em todos os aspectos”. Complementa a psicóloga.

Por fim, os estudos mostram que o estímulo adequado e na idade correta gera inúmeros benefícios para os menores de idade, como, por exemplo: melhor desempenho escolar, menor taxa de agressividade e a formação de futuros adultos mais preparados para lidar com as adversidades do cotidiano.

“As pessoas acabam negligenciando algumas etapas da infância com aquela ideia de que ‘a criança ainda é muito pequena e não entende nada’ ou o famoso ‘vai passar’. Temos que ter muito cuidado com isso. Uma criança que recebe cuidados, afeto, nutrição, oportunidade de brincar, estímulos e que possui a chance de interagir com os pais serão adultos muito mais engajados nas tarefas diárias. Crianças que não recebem atenção acabam perdendo oportunidades de desenvolvimento cognitivo e emocional. Não deixe para depois o que pode ser feito hoje”. Finaliza Dra. Gabriela Luxo.

Dra. Gabriela Luxo atende na modalidade online. Acompanhe o trabalho dela nas redes sociais: @dialogopositivo e @gabrielaluxopsicologa.

 

Matéria anterior
Clínica JK Estética Avançada registra crescimento e anuncia a inauguração da filial carioca em 12/09
Próxima matéria
5 dicas de dermatologista para cuidar da pele

Mais do É Pop

Menu