Após o sucesso dos lançamentos de ‘Anunciação’ e Tomara’, canções que foram escolhidas para fazer parte do projeto inédito ‘Valencianas em casa’, Orquestra Ouro Preto e Alceu Valença anunciam uma nova faixa. Desta vez, o público pode conferir o lançamento oficial de “La belle de Jour”, releitura de um clássico que foi adaptado para a realidade de isolamento social imposta pela pandemia do Covid-19. O projeto Valencianas em Casa, tem o propósito de levar a beleza da musicalidade mineira e pernambucana para o público em casa dividido em três atos.
Com o patrocínio e oferecimento da Rede – uma empresa Itaú, o lançamento do terceiro ato acontece na próxima segunda-feira, 21 de dezembro, nas plataformas digitais da Orquestra Ouro Preto e, também, nos canais oficiais do cantor Alceu Valença.
“La belle de Jour” é um renomado clássico de Alceu no panorama da música nacional e reconhecido também internacionalmente. A canção possui uma letra carregada de história, um romantismo francês idealizado, misturado com lembranças e frescor da Praia de Boa Viagem, em Recife, cenário que virou inspiração para o artista; Relembre um trecho: “[…] Eu lembro da moça bonita / Da praia de Boa Viagem / E a moça no meio da tarde / De um Domingo azul / Azul era Belle de Jour / Era a bela da tarde / Seus olhos azuis como a tarde / Na tarde de um Domingo azul / La Belle de Jour […]”.
MUSICALIDADE PERENE
A música integra o disco Valencianas I, lançado em 2014, que arrematou todos os aplausos de público e crítica desde então, circulando por todo o Brasil e exterior. A partir de Valencianas, a música de Alceu Valença estabeleceu um diálogo definitivo com a música de concerto e expandiu ainda mais seu alcance e suas possibilidades. O arranjo, para cordas, percussão e banda, escrito por Mateus Freire, estabelece a ponte entre as sonoridades do nordeste profundo e o barroco mineiro de Ouro Preto, o lar da orquestra. A direção de cena do concerto é de Paulo Rogério Lage.











