Em 2017 os alunos poderão estudar para esta prova de forma virtual e com o linguajar deles!
Os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano que vem já fazem parte de uma geração “conectada por natureza”. E, deste modo, a educação precisa se adaptar a esta realidade, levando a esta geração opções que sejam compatíveis com o seu estilo de vida.
Então, a partir de janeiro do ano que vem, esses alunos terão um novo espaço para adquirir conhecimento de todas as matérias cobradas na prova. Trata-se do “Canal do ENEM”, um projeto do Instituto Educar que objetiva capacitar e preparar jovens de todo o Brasil para encarar as áreas de conhecimento do teste: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. “Nossa escola tem sede em Sergipe, porém, o formato on-line não tem fronteiras. E nesse curso este pessoal que pretende entrar em uma universidade tem videoaulas com imagens e som profissionais, fóruns, tira-dúvidas, apostilas exclusivas e interativas, slides de conteúdos, aulas ao vivo, simulados on-line e, o mais bacana, games educativos, para que eles aprendam ‘brincando’. Além de poder estudar aonde e quando quiser, ainda proporcionaremos aulões presenciais”, explica Fábio Figueirôa, diretor da empresa.
Segundo o professor de Redação e Língua Portuguesa do projeto, Rafael Menezes, o ENEM é uma prova na qual o aluno necessita ter um amplo conhecimento e fazer analogia a todas as coisas e com todas as matérias. “Quem quer ter sucesso precisa estar sempre antenado às novidades do seu País e a par do que cada matéria possa oferecer para ele fazer suas próprias relações”.
Como é estudar de forma a distância para um exame como o ENEM?
Os alunos poderão estudar com disciplinas isoladas, durante o ano todo, além da opção de também fazer o curso completo. Segundo Figueirôa, eles serão acompanhados em todo o percurso, até o dia da prova. “Vamos cair em cima do que é exigido na prova e estarmos atualizados com as mudanças que vem por aí colocadas pelo Ministério da Educação. Mas é bom lembrar que não vamos substituir a escola ou sermos concorrentes: o curso é uma espécie de apoio aos estudantes que, além de aprender com os próprios professores do ensino presencial, poderão adquirir ainda mais conhecimentos durante as 24 horas por dia, acessando seu PC, tablete ou celular”, ressalta.
Menezes concorda, destacando que o professor deve estar atento a tudo, seja no linguajar, no conteúdo e até na maneira de se vestir, pois todo e qualquer detalhe chama a atenção para o aluno. “O atrativo das aulas, além do professor, é o dinamismo com que ele faz o seu curso. Não adianta copiar, falar, copiar, falar e não oferecer um diferencial ao aluno, para ele não cansar e não achar a aula maçante”.
Wildson de Aragão, professor de Física, uma das matérias “mais temidas”, conta que a disciplina não é nenhum bicho-papão e que o modo EAD pode facilitar na hora de compreender o assunto. “Na Física, um curso on-line se torna muito importante, pois nele o aluno pode rever o conteúdo sempre que quiser. Além disso, em muitos casos, existem monitores disponíveis em diversos horários para atender às dúvidas. Nada como estudar quantas vezes quiser (ou precisar) e em casa!”.
Mais conhecimento e mais economia!
Há ainda a questão econômica, onde nos dias atuais poupar qualquer quantia faz muita diferença no orçamento. E não depender de transportes, pagar estacionamento, gastar com combustível, mensalidades mais caras em cursos presenciais e ter outros gastos adicionais impedem que muitos tenham a oportunidade de se preparar para o ENEM. “É com esse foco que o nosso curso é mais competitivo, pois além da qualidade, o investimento é menor”, ressalta Fábio.
Para complementar ainda mais, o projeto irá lançar um “Aulão Beneficente” logo em janeiro de 2017, juntamente ao início de toda a nova jornada do “Canal do ENEM”, para cerca de 500 alunos. Isto acontecerá em Aracaju, capital da sede da empresa, onde a entrada será 1 kg de alimento não perecível. “Toda a arrecadação vai ser entregue para a creche Almir de Picolé. Neste evento, toda a equipe envolvida estará presente para uma grande revisão de todas as matérias cobradas na prova. Também vamos contar com atrações surpresas, deixando os alunos ainda mais empolgados para chegar à prova de 2017 com autoconfiança e determinação!”, finaliza Figueirôa.
Serviço:
Instituto Educar – www.cursoseducar.com.br
Canal do Enem – www.canaldoenem.com.br
Assessoria de Imprensa – Priscilla Silvestre