Especialista Camila Silveira dá dicas de como viralizar conteúdos nas redes sociais

Camila Silveira explica que o post que tem bastante engajamento é classificado no Instagram como relevante

Já imaginou acordar e ver a sua conta no Instagram lotada de novos seguidores? Isso acontece quando o seu post se torna viral – seja foto, vídeo ou Reels! Quando você aparece como destaque no explorar, ou fica marcado como conteúdo relevante em várias hashtags, o alcance da sua publicação aumenta repentinamente. Assim sendo, consegue ganhar dezenas de novas curtidas, comentários e seguidores.


“Se olharmos para a definição do dicionário, encontraremos: ser viral significa adquirir um alto poder de circulação na internet, alcançando grande popularidade entre as pessoas. Essa explicação é realmente muito simples, no entanto, se você me perguntar sobre os parâmetros utilizados para definir em que ponto um conteúdo se tornou viral, devo admitir que não há uma regra. É preciso levar em consideração vários fatores de influência, como: o número de visualizadores únicos X o número atual de seguidores; o total de compartilhamentos; e a taxa de engajamento”, explica a especialista em vendas pelas redes sociais Camila Silveira.

Para fazer com que as suas publicações sejam exibidas na seção “pesquisar”(antigo explorar) e “mais relevantes” em páginas de hashtags é preciso entender como o algoritmo faz a classificação. Camila diz que, antigamente, apenas a quantidade de curtidas e comentários eram suficientes para o algoritmo do Instagram classificar um conteúdo como relevante, mas esse critério mudou.

“Hoje, a rede social implementou mais dois insights de peso: o salvar e o compartilhar (no story ou com outras pessoas). O conteúdo que recebe mais curtidas, comentários, é salvo e compartilhado em pouco tempo é imediatamente classificado como relevante, porque está recebendo bastante engajamento. Assim como o “em alta” do youtube, p algoritmo do Instagram também valoriza se o engajamento da publicação está vindo de outros locais, e não apenas da página. Exemplo: Quando alguém compartilha a sua publicação nos stories, e os seguidores daquela conta clicam na imagem para visualizar a publicação no seu feed, a fonte de tráfego está vindo de outro local e isso conta positivamente no engajamento do seu post!”, esclarece.

Continua após a publicidade...

Silveira elenca algumas regras básicas que você deve ter em mente se quiser levar suas postagens para este nível.

1.Crie conteúdo relevante:

Ela diz que, antes de tudo, você precisa encontrar conteúdo relevante para o seu público e que tenha grande potencial de se tornar viral no Instagram.

“Conteúdo relevante é aquele que realmente é útil para a sua audiência, que ajuda, que inspira, que convida o seguidor a salvar ou compartilhar para que mais pessoas vejam aquele post. Uma das estratégias mais inteligentes do marketing de conteúdo é pesquisar algumas palavras-chave relacionadas ao seu nicho e ver o que aparece: que tipo de conteúdo é tendência? O que o seu público-alvo gosta de ver? Aqui a intenção não é copiar, e sim entender o que a concorrência anda publicando para criar um conteúdo ainda melhor e mais completo”.

2. Publique no momento certo.

Usando as análises do Instagram você consegue identificar quais dias e horários O seu público está online, de acordo com a profissional

“É importante sempre publicar no momento certo, dessa forma a sua publicação tem mais chances de receber engajamento e se tornar viral”.

3.Uso correto das hashtags

As hashtags são uma ótima ferramenta para aumentar a exposição.

“Com o uso das hashtags certas você pode ganhar exposição máxima e ficar classificada na seção de “mais relevantes”.

Ela deu outras dicas para produzir um conteúdo viral.

• Produza conteúdo que ajuda, inspira e convida a sua audiência a salvá-lo ou compartilhá-lo com outras pessoas.

• Entenda o que é tendência, mas não copie a concorrência – crie um conteúdo ainda melhor e mais completo!

• Use as análises do Instagram para identificar em quais dias e horários o seu público está online.

• Use as 30 hashtags estrategicamente e aumente as chances do seu post ganhar exposição máxima e ficar classificado nos “mais relevantes” de várias tags.

Matéria anterior
Vitória Guarizo recebe alta de hospital
Próxima matéria
Especializado em Wedding, fotógrafo Pablo Roniere trabalha com famosos e casamentos internacionais

Mais do É Pop

Menu