Evento no Rio reúne empreendedores e promove batalha de pitch para impulsionar negócios da economia criativa

A diversidade como motor de inovação e geração de renda é o ponto de partida do II Encontro Diversidade Criativa em Diálogo, que acontece no dia 29 de abril, de forma gratuita no Rio de Janeiro. A programação inclui painéis, workshops, atividades culturais e uma batalha de pitch voltada a empreendedores da economia criativa, com foco em iniciativas lideradas por mulheres, pessoas negras, indígenas, periféricas e da comunidade LGBTQIAPN+.

O encontro reúne empreendedores, especialistas e representantes do setor criativo para discutir caminhos de fortalecimento da economia criativa e ampliar oportunidades de visibilidade, formação e geração de renda para pequenos negócios do setor.

A primeira edição do encontro aconteceu em novembro de 2024, no Museu da História e Cultura Afro-Brasileira, e reuniu cerca de 130 participantes em um dia de programação dedicado ao debate sobre diversidade e economia criativa. O evento contou com quatro painéis, três oficinas e uma batalha de pitch, além de atividades culturais e espaço infantil pensado para ampliar a participação de mães empreendedoras. A iniciativa também promoveu conexões entre empreendedores, investidores, pesquisadores e representantes do poder público, estimulando parcerias e oportunidades de negócio.

Batalha de pitch será destaque da programação

Na nova edição, um dos momentos centrais será a Arena de Impacto: Batalha de Pitch, que selecionará empreendedores da economia criativa interessados em apresentar seus projetos para uma banca avaliadora durante o evento. As inscrições estão abertas até o dia 17 de abril, e os participantes escolhidos disputarão a etapa final presencial no dia do encontro.

Na dinâmica, cada empreendedor terá até três minutos para apresentar sua ideia ou negócio, destacando proposta, inovação e potencial de impacto. Os projetos serão avaliados por especialistas, que levarão em conta critérios como clareza da apresentação, viabilidade da proposta, conexão com diversidade e potencial de impacto social, cultural e econômico.

Além da visibilidade no evento, os participantes concorrem a premiações que incluem consultorias com a ColetivA DELAS e o Sebrae, incentivo financeiro e acesso a uma trilha formativa com mais de 30 aulas voltadas ao empreendedorismo criativo.

O evento também terá uma feira coletiva de negócios, reunindo empreendimentos participantes de programas voltados à economia criativa e ao afroempreendedorismo. Entre eles estão negócios que passaram pelo Programa Diversidade Criativa, iniciativa de aceleração voltada a empresas criativas lideradas por mulheres e pessoas LGBTQIAPN+.

Programação mistura debates, formação e culturas

Ao longo do dia, o encontro será dividido em três eixos principais: conhecimento, conexão e negócios, e arte e cultura. A agenda inclui mesas de debate, workshops de capacitação, lançamento de publicações, atividades de networking e apresentações artísticas.

Entre os temas previstos estão discussões sobre tendências da economia criativa, afroempreendedorismo, impacto social e inclusão produtiva, além de estratégias de financiamento e fortalecimento de pequenos negócios criativos.

A proposta é criar um ambiente de troca entre diferentes setores e estimular soluções que fortaleçam a economia criativa como estratégia de desenvolvimento social e econômico.

A iniciativa é organizada pela ColetivA DELAS, hub de impacto social que atua com projetos voltados à economia criativa, educação e sustentabilidade, e nesta edição é correalizada pela RosaP e conta com apoio da Faperj e do Sebrae Rio.

Ao longo de sua trajetória, a organização já realizou mais de 150 atividades, gerou cerca de 2,5 mil trabalhos diretos e indiretos e impactou mais de 50 mil pessoas com ações voltadas ao fortalecimento de pequenos negócios criativos. Os conteúdos produzidos pelas iniciativas da rede também já alcançaram mais de 3 milhões de pessoas

Serviço

II Encontro Diversidade Criativa em Diálogo

Data: 29/04
Horário: 10h às 18h
Local: CRAB Sebrae
Endereço: Prç. Tiradentes, 69 – Centro, Rio de Janeiro
Inscrições e Programação completa em: https://www.sympla.com.br/evento/ii-diversidade-criativa-em-dialogo/3370245

Matéria anterior
Rio das Ostras ganha reforço na saúde com novo hospital de imagem em Barra de São João
Próxima matéria
Posse da nova liderança do CBEXS Rio

Mais do É Pop

Autor (a) da postagem