“Atrás do rosto de um palhaço tem história, história de amor à arte”. Essa frase no site do grupo define bem a Família Queirolo, Circo Irmãos Queirolo. Eles fazem história no mundo circense, levando a bandeira do circo tradicional através de um projeto muito relevante para a categoria artística.
“Circo Irmãos Queirolo – 105 Anos de Tradição” é um projeto que surgiu a partir da criação do Edital da Funarte: Prêmio Funarte às Famílias Circenses e às Artes nas Localidades – Edição 2022. Nos inscrevemos na categoria Pessoa Jurídica (Grupos circenses, Circos e Instituições com finalidade no segmento artístico) e representamos a região Sul.
“Somos exclusivamente artistas circenses. Antigamente era um circo-teatro, onde também eram realizadas peças teatrais”, conta o grupo.
A grande relevância cultural desse projeto é que a Família Queirolo busca manter apresentações de uma forma tradicional, da mesma forma como se apresentavam no começo do século passado, pois a família encanta o público brasileiro há mais de 100 anos.
O projeto é baseado em pequenos números circenses além de um círculo de bate-papo entre os integrantes da 4ª e 5ª geração da Família Queirolo. Os números circenses são entradas cômicas, mágicas e malabares.
“Basicamente é um pocket show do que costumamos apresentar nos projetos realizados nas escolas municipais de Curitiba através dos Editais da Fundação Cultural de Curitiba. Ao disponibilizar esse projeto em nosso canal do YouTube proporcionamos a democratização de acesso, já que fica disponível a toda população brasileira. Também contamos com acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, pois iremos contar um uma intérprete de libras”.
Essa não foi a primeira vez que os Queirolos ganharam aprovação em um edital. Confira!
FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA
I – Edital Nº 024/2006 – Programa de Difusão em Teatro e Circo
Circo Irmãos Queirolo – “80 Anos do Palhaço Gafanhoto”
II – Edital Nº 16/2007 – Programa de Difusão em Teatro e Circo 2007/2008
Circo Irmãos Queirolo – “A Magia do Circo”
III – Edital Nº 148/2008 – Mecenato Subsidiado
Circo Irmãos Queirolo – “Queirolo: Circo e Cultura”














