Filme ‘Breve Miragem de Sol’ de Eryk Rocha está na Mostra São Paulo

Divulgação

“Breve Miragem de Sol” (Burning Night), oitavo longa de Eryk Rocha (TranseunteCampo de Jogo, Cinema Novo) terá sua estreia nacional na próxima sexta, 18 de outubro, na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A sessão será realizada no Espaço Itau Frei Caneca, às 19h, e após a projeção haverá um bate papo com o diretor e com o protagonista Fabricio Boliveira. O longa, que também conta com Barbara Colen no elenco, teve a sua pré-estreia mundial no BFI Festival de Cinema de Londres no início do mês. A previsão de lançamento é primeiro semestre de 2020.

Rodado no Rio de Janeiro, o filme é uma coprodução entre Brasil, França e Argentina. O filme trata de temas como sobrevivência, desemprego e solidão a partir da história de Paulo (Fabricio Boliveira), um homem que busca se reinventar após ficar desempregado e começa a dirigir um taxi. Enquanto enfrenta este recomeço e luta para dar sustento a seu filho Mateus (Cadu N. Jay), conhece a enfermeira Karina (Barbara Colen).

Segundo o diretor Eryk Rocha, “‘Breve miragem de sol’ possui múltiplas camadas. Entre elas, o filme fala sobre ‘violência estrutural’ e a precarização do trabalho. Paulo é um trabalhador brasileiro desempregado e, a exemplo de grande parte da sociedade, está imerso e sufocado por esses problemas, onde as relações estão mediadas pelo dinheiro. Estamos vivendo a Uberização do mundo. Paulo não é um taxista, ele ‘está taxista’. O trabalho que o oprime é ao mesmo tempo a solução provisória que permite a ele ter um dinheiro imediato para aliviar a tensão, pagar as dívidas com o filho, resolver o dia a dia.”, conta.

“Breve Miragem de Sol” terá mais duas sessões na Mostra:  no sábado, 19 de outubro, às 14h, no Espaço Itau Frei Caneca, e na quinta, 24 de outubro, às 16h20, no Cinearte. O longa é uma produção Aruac Filmes, Tu Vas Coir e Varsovia Filmes, em coprodução com a Globo Filmes, VideoFilmes e Canal Brasil.

 

SINOPSE

Breve Miragem de Sol conta a história de Paulo (40), um homem desempregado e recém divorciado que começa a dirigir um táxi pelas noites do Rio de Janeiro. Carregando uma dívida com seu filho, Mateus (10), ele encontra no novo trabalho a chance de um recomeço. Conforme Paulo aprende a coreografia da nova profissão, a solução aparentemente provisória se solidifica como momento presente, e noite após noite, conversas com os passageiros misturam-se às de sua vida. Karina, enfermeira de um hospital público, surge na vida de Paulo como um respiro de amor e luta. Assim como ela, cada passageiro possui um destino diferente, mas ao fim é sempre Paulo que está no comando do volante, tecendo uma grande narrativa sobre um país em convulsão política, econômica e social.

 

ELENCO

Fabricio Boliveira (Paulo)

Bárbara Colen (Karina)

Cadu N. Jay (Mateus)

FICHA TÉCNICA

DIRIGIDO POR  –  Eryk Rocha

ELENCO PRINCIPAL –  Fabricio Boliveira, Bárbara Colen, Cadu N. Jay

PRODUZIDO POR – Eryk Rocha, Edgard Tenembaum, Diego Dubcovsky,

Walter Salles

ROTEIRO –  Eryk Rocha, Fabio Andrade, Julia Ariani

PRODUÇÃO EXECUTIVA – Joelma Oliveira Gonzaga

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA  –  Miguel Vassy

MONTAGEM  –   Renato Vallone

DESENHO DE SOM  –   Edson Secco

TRILHA ORIGINAL  –   Ava Rocha, Negro Léo, Kiko Dinucci

PRODUÇÃO ASSOCIADA – Pras Cabeças, Carlos Diegues

COPRODUÇÃO –  Globo Filmes, VideoFilmes, Canal Brasil

PRODUÇÃO – Aruac Filmes, Tu Vas Voir, Varsovia Filmes

Brasil, 2019, cor, 95 min

 

SESSÕES – 43ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO

Sexta, 18 de outubro – 19:00 – ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – FREI CANECA 2

Sábado, 19 de outubro – 14:00 – ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – FREI CANECA 4

Quinta, 24 de outubro – 16:20 – CINEARTE 2

DIRETOR: ERYK ROCHA

Nascido no Brasil no ano de 1978, Eryk Rocha estudou cinema na EICTV de Los Baños, Cuba, onde também dirigiu e produziu o primeiro longa-metragem, ROCHA QUE VOA (2002). Desde então, dirigiu outros 8 longas, entre documentários e ficções, todos apresentados em prestigiosos festivais internacionais tais como Cannes, Veneza, Sundance, Telluride, Havana, Guadalajara, Bafici e Rio. Em 2016, CINEMA NOVO recebeu o prêmio L’Œil d’Or Prize de Melhor Documentário no Festival de Cannes. Em 2019, estreia sua mais recente ficção, BREVE MIRAGEM DE SOL.

**As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.

Matéria anterior
MTV anuncia Ava Max como uma das atrações do EMA 2019
Próxima matéria
‘Um Tio Quase Perfeito 2’ tem participação especial de Danton Mello

Mais do É Pop