O McDonald’s é uma das empresas mais reconhecidas do mundo, sendo sinônimo de sua área, assim como a Coca Cola e a Nike. Por isso seus números e todo seu domínio no mercado mundial são incríveis:
O McDonald’s foi uma empresa familiar em seus primeiros dias. Sua origem remonta o ano de 1937, quando Patrick McDonald, pai dos futuros criadores da gigante dos alimentos, abriu um restaurante com hambúrgueres a 10 centavos de dólar e suco de laranja por 5 centavos.
Seguindo o caminho dos pais, Maurice e Richard McDonald abriram um restaurante, em 1940, que servia diversos produtos. Mas eles notaram que a maior parte do lucro vinda dos hambúrgueres. Por isso, nos anos seguintes, eles mudaram um pouco o negócio.
No dia 12 de dezembro de 1948, os irmãos abriram seu novo restaurante, que vendia apenas hambúrgueres, fritas e bebidas. Porém, o grande truque não estava no menu, mas sim na cozinha. Em vez de usar a forma padrão de produção, os irmãos criaram uma linha de montagem na cozinha, algo que possibilitou uma produção mais eficaz de comida. Assim nasceu o fast-food.
A obra ficou completa quando, em 1952, os irmãos criaram um novo prédio para o restaurante. O mesmo ainda está ativo e se tornou uma espécie de padrão para as outras filiais da empresa que surgiram depois:
Números
O McDonald’s foi, durante muitos e muitos anos, a maior rede de lanchonetes do mundo, porém acabou perdendo o título para o Subway. Mesmo assim, o número de lojas do Mc é enorme, chegando aos 34 mil pontos de venda. A cada dia, a empresa atende mais de 69 milhões de pessoas em 118 países!
Todos os anos, o McDonald’s vende 13 bilhões de batatas fritas no mundo, quase que duas para cada habitante do planeta. Seu símbolo, aquela M amarelo, é mais reconhecido do que a cruz. Ao total, a empresa emprega 1,8 milhões de pessoas e também é dona do título de maior distribuidora de brinquedos do planeta.
A cada segundo, 75 hambúrgueres são vendidos. A empresa, para se manter no topo, investe muito dinheiro em publicidade. Em 2012, ela gastou 788 milhões apenas em publicidade, cobrindo quase 2% de todo o dinheiro investido nessa área no mundo todo.
Em 2013, a empresa movimentou 28 bilhões de dólares e teve um lucro total de 8 bilhões!