Nova casa de música da Lapa, dedicada à Bossa Nova, ao jazz e à MPB, o Dolores Club recebe Jorge Gomes Quinteto nesta quinta-feira, dia 26 de maio, às 21h. Ao lado dos músicos Sérgio Pinheiro (piano), Jimmy Santa Cruz (contrabaixo), José Maria (saxofone) e a cantora Valeria Mariano, o baterista mostra todo o virtuosismo que marca seus mais de 40 anos de carreira. O musicista já participou de inúmeros projetos junto a artistas consagrados, como João Nogueira, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Nelson Rufino e Simone, além de projetos como “Acústico MTV”, “Tributo a Bezerra da Silva” e “Samba Social Club”. Jorge também participou da Orquestra da Rede Globo durante dez anos.
Na próxima semana, o Dolores Club abrirá as portas excepcionalmente numa terça-feira (31 de maio) para receber Liz Rosa, cantora potiguar radicada em Nova York. A apresentação, batizada de “Liz Rosa Quarteto & Convidados”, traz a artista de volta ao Rio de Janeiro e marca as comemorações pelos seus 36 anos de vida e 20 de carreira. O repertório do show inclui canções de seu primeiro álbum, como “Coisa feita”, “Maçã” e “Tareco e Mariola”, e clássicos da música popular brasileira com novos arranjos, como “Samba de uma nota só” e “Aquarela do Brasil”. Durante a noite, ela também apresentará em primeira mão algumas das canções de seu novo álbum, que será lançado no final de 2022.
Dolores Club
Inaugurado no dia 5 de maio, o Dolores Club é o novo espaço de música do Grupo Scenarium. O nome que batiza o local é uma homenagem a todas as artistas que marcaram diferentes épocas. À frente do estabelecimento estão os empresários Plínio Fróes, um dos principais articuladores da revitalização da Lapa nos anos 90, e Nelson Torzecki.
O espaço, onde décadas atrás funcionou a gafieira Humaitá Atlético Clube, foi reformado em 2002 e guarda a aura de outra grande artista brasileira, a cantora Emilinha Borba, que se apresentou no local e cujo retrato emoldurava uma das paredes. Para o novo empreendimento, Fróes investiu numa decoração temática. Cartões-postais românticos antigos e capas de disco da Bossa Nova agora fazem parte da ambientação. O espaço conta também com um armário art déco, usado em navios, com roupas de Emilinha Borba e da cantora Adelaide Chiozzo. Os vestuários foram cedidos anos atrás ao Rio Scenarium, mas nunca foram expostos.
No lounge, a grande atração é um piano de cauda adquirido da mansão da Urca de Abrahm Jabour, um dos maiores exportadores de café do mundo nos anos 50. O instrumento foi muito utilizado em apresentações de Elis Regina durante os famosos saraus organizados no local. Para que se possa admirar a beleza de seu mecanismo, ele conta com um tampo de vidro e iluminação interna.
SERVIÇO:
Dolores Club
Rua do Lavradio, 10, Lapa, Rio de Janeiro.
Funcionamento: somente às quintas-feiras
Horário de abertura: 19h
Shows: 21h
Sem hora para acabar
Local com acessibilidade.
Capacidade: 120 pessoas
Área do Salão: 450 metros quadrados
Entrada: R$ 30 (Lets.Events – https://lets.events/e/jorge-gomes-quinteto-bossa-tropical); e R$ 50 (na hora).