Produzir vídeos curtos que engajem e otimizem a comunicação de uma marca de forma leve e criativa é o sonho de muitos profissionais, principalmente para quem está presente no digital e utilizam os formatos Reels e TikTok para alcançar pessoas através de conteúdo qualificado, prático e dinâmico. Na cidade de Aracaju, no estado de Sergipe, os creators Marcelo Efron e Marcos Pinheiro, especialistas em Mídias Digitais, realizaram neste último sábado 03, na Casa Gambiarra, o Workshop: Reels na Prática. O evento reuniu diversos profissionais que atuam na área da publicidade, jornalismo, social media, política, saúde, varejo, jurídica, beleza, entre outros segmentos.
No workshop os participantes conheceram quais são os aplicativos do momento na hora de produzir conteúdo, aprenderam a construir uma linha editorial, distribuir seu conteúdo de forma estratégica, técnicas de retenção, a formulação da anatomia de reels, o que fazer e o que não fazer na hora de gravar, quais os tipos de conteúdos que mais engajam na internet, técnicas de transições, além de praticar com a jornalista e influencer Anna Paula Aquino que acumula em sua conta do Instagram mais de 35,5k de seguidores.
Marcelo Efron cria Reels dinâmicos e criativos há dois anos. Créditos: Davi Villa.
“Foi um dia de muita entrega, diversão e conhecimento. No work, pessoas quem não tinham habilidades de criar reels ou tinham alguma dificuldade na hora de produzir conteúdo saíram de lá com outra mentalidade, um novo olhar, principalmente de como adicionar leveza e autenticidade nos vídeos. Isso foi gratificante”, detalha Marcelo Efron, que inclusive é aluno do publicitário e creator Jonas Amador ( @jonasamador) que em breve lançará o curso: Cr3ator360, a maior comunidade de criadores mobile do Brasil, ao lado dos criadores de conteúdo @cliquecomalan e @vicgaibar.
Jonas Amador é considerado o maior creator de Reels do Brasil. Créditos: Árthur Ferreiraz.
“Tudo que sei sobre Reels, principalmente os criativos, devo ao Jonas. Foi através dos ensinamentos dele que consegui me destacar aqui na minha cidade. Ele me ensinou que a produção mobilie é revolucionária e que não importa a quantidade de seguidores que temos, mas a história que queremos contar e inspirar”, afirma.
Marcos Pinheiro cria conteúdo há mais de 15 anos.
“Para mim, que moro em Paulo Afonso, sertão baiano, produzir conteúdo para internet mostra que não existem barreiras geográficas para a nossa criatividade conectar pessoas. E a realização do workshop, em Aracaju, reforçou isso, sobretudo quando inspiramos, ensinamos e fazemos as pessoas acreditarem que as suas ideias merecem o mundo”, destaca Marcos Pinheiro que trabalha com conteúdo há mais de 15 anos.
Quem participou do workshop afirma ter superado as expectativas, principalmente na forma de criar e se destacar no seu segmento, como foi o caso da fonoaudióloga, Marília Evellyn Hilário dos Santos, que sempre teve resistência a rede social.
“O curso foi sensacional! Gosto sempre de fazer algo diferente e o workshop ressignificou muito meu pensamento de como quero ser criativa através de vídeos sem perder a minha identidade, além de me despertar o interesse em ter mais ousadia e menos medo na produção de reels. Foi um destravar de mentalidade”, comenta Marília.
















