
Que Wesley Safadão, Bruno Gagliasso, Gustavo Lima, Bruna Marquezine e Sabrina Sato, tem um sorriso poderoso, todo mundo sabe! Principalmente na hora de fazer os famosos selfies registando os momentos em suas redes sociais. “O sorriso, além de ser transformador e ter o poder de abrir muitas portas, é o nosso principal cartão de visita”, afirma o dentista Winicius Aragão, pós-graduado em Estética. Agora, você sabia que a onda das selfies tem influenciado centenas de pessoas, inclusive celebridades, na busca por procedimentos estéticos, principalmente no uso das famosas lentes de contato dental, chegando até ultrapassar o número de operações como implantação de silicone?
De acordo com os dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o número de operações, a exemplo de implantação de próteses de silicone e lipoaspiração cresceu, em média, 10% ao ano no país. Enquanto isso, a busca pelas lentes de contato dental registrou um aumento de 300% entre os anos de 2014 e 2015, segundo dados fornecidos pela Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE).
E é verdade. Como o brasileiro é ligado a tratamentos que promovem uma melhoria estética, principalmente os tratamentos realizados por celebridades, a busca pelas lentes de contato dental virou uma verdadeira febre. “Por ser um dos procedimentos mais avançados e procurados nos últimos anos, elas, além de embelezar, melhorar a estética dental e até a autoestima, padronizam o sorriso deixando os dentes brancos e extremamente alinhados”, comenta Winicius Aragão.
O que é o procedimento?
O dentista afirma que as lentes de contato dental são laminados de porcelana superfinos, que podem variar entre 2 a 4 milímetros de espessura. “As lentes, além de cobrir a face anterior dos dentes, fecham os espaços entre eles (diastemas), formato, tamanho ou comprimento dos dentes normais”, pondera Winicius. Ele diz ainda que o procedimento faz sucesso em muitos países da Europa e nos Estados Unidos.
Mas, como são feitas as lentes de contato dental e o tratamento? Winicius explica: “Na primeira consulta o cirurgião-dentista especialista faz uma avaliação e, após um exame clínico e complementar, que requer radiografias, moldagem e fotografias, o profissional realiza o planejamento atendendo todos os desejos do paciente. Já em um segundo momento, é realizado o mock-up, que é uma simulação clínica com material não definitivo, em que permite ao paciente uma pré-visualização do resultado final do tratamento sem que nenhum tipo de desgaste dentário seja realizado. Dessa forma, o mock-up torna-se uma importante ferramenta para o paciente obter confiança quanto aos benefícios estéticos associados ao tratamento proposto, mostrando resultados decorrentes da alteração de forma e cor dos elementos dentários”, salienta Aragão.
Após a aprovação do cliente, segue a moldagem e confecção das lentes em laboratório especializado e conclusão. “O tratamento com lentes de contato dental é realizado em quatro ou cinco sessões”, esclarece Winicius. Ele explica também que sua durabilidade está associada tanto ao sucesso profissional, desde as etapas de confecção até o término (colagem/cimentação), quanto aos cuidados que devem ser adotados pelo paciente, entre eles, ter uma excelente higiene oral e uma boa educação alimentar.
Mesmo que as lentes de contato dental tragam inúmeros benefícios, Winicius Aragão alerta alguns pontos. “Antes de iniciar o tratamento, tanto o paciente quanto o dentista devem traçar um bom planejamento para ver se realmente o procedimento é indicado para a pessoa ou não. Às vezes, somos impulsionados pelo modismo, e isso nem sempre é a melhor alternativa. Por isso, aconselho todas as pessoas que querem realizar o tratamento estético a procurar profissionais especializados na área”, finaliza o dentista.











