Medindo qualidade do ar com sensores IoT: Monte seu projeto com a Eletrogate

Na Eletrogate você pode encontrar diversos materiais para te auxiliar em seus próprios projetos de robótica, até mesmo sensores para medir a qualidade do ar. Produtos domésticos com foco na IoT – sigla para Internet of Things – estão cada vez mais comuns graças ao fácil acesso às peças e produtos da Eletrogate. 

Vários projetos podem ser desenvolvidos por meio de sensores, kits Arduinos e protótipos robóticos. E é válido mencionar que esses projetos não têm apenas um caráter de experimentação, mas podem efetivamente auxiliar na rotina doméstica e fornecer ferramentas que tornam a vida em casa mais confortável e eficiente. 

Como medir a qualidade do ar com sensores IoT e ESP32?

O ESP32 é um microcontrolador ideal para quem deseja criar projetos de prototipagem com acesso à internet. Logo, não há produto melhor para conseguir criar equipamentos conectados à rede do que este microcontrolador que já conta com acesso à internet, o que permite medir a qualidade do ar e fornecer relatórios “em tempo real”. 

Para medir a qualidade do ar, é necessário ter um sensor de umidade do ar, que irá dizer se o ambiente está muito seco ou até mesmo muito úmido. Há ainda sensores, como o MQ-135 da Eletrogate, capaz de identificar até mesmo a presença de gases nocivos no ar, o que é excelente para quem deseja uma varredura mais completa. 

Quais sensores IoT da Eletrogate você precisa para o seu projeto?

Na Eletrogate você pode encontrar vários materiais de robótica que irão auxiliar o seu projeto, sobretudo para medir a qualidade do ar. Lá você tem acesso ao já citado MQ-135, como também ao HR202L e outros produtos. Veja um guia com alguns sensores que certamente irão auxiliar a criar o seu projeto: 

  • HR202L: sensor de umidade; 
  • MQ-5 GLP: sensor de gás de cozinha; 
  • MD-PS002-150kPa: sensor de pressão; 
  • MQ-9: sensor de gases inflamáveis;
  • MQ-7: sensor de monóxido de carbono.

Ou seja, é possível criar um kit capaz de fornecer várias informações sobre o ambiente e a qualidade do ar no geral, como também identificar algumas situações que podem representar perigos reais, como vazamentos de gases inflamáveis ou tóxicos. A Eletrogate fornece sensores de qualidade e com um excelente custo benefício. 

Como programar o ESP32 para coletar e enviar dados dos sensores?

Para programar o seu ESP32 ou boa parte dos projetos com microcontroladores, é necessário contar com plataformas de desenvolvimento, seja o Arduino IDE ou ESP-IDF. Ambas podem ser utilizadas para programar o seu kit que mede a qualidade do ar e funcionam de maneira simples, embora exijam conhecimento de programação. 

No geral, os programadores e usuários citam que o Arduino IDE é melhor para projetos mais simples, enquanto o ESP-IDF é usado para projetos complexos. Toda programação deve levar em conta não só a característica do microcontrolador como também do seu sensor e objetivo do projeto. 

Eletrogate 

Com a Eletrogate é possível criar o seu kit de robótica capaz de medir a qualidade de ar e ampliar as ferramentas focadas no conceito IoT. A robótica, peças, eletrodomésticos e kits com IoT são basicamente o futuro para os materiais domésticos, e você pode fazer parte dessa evolução com as peças do e-commerce. 

Na Eletrogate há microcontroladores, sensores, placas de prototipagem e demais materiais muito importantes para o exercício da robótica. E o melhor de tudo é que esses itens estão com excelente preço e custo-benefício. 

Criar projetos de robótica com ampla criatividade e com um bom preço é muito importante para o avanço tecnológico. E se você gosta de tecnologia, então não deixe de visitar o e-commerce da Eletrogate e adquirir seus produtos e montar seu sensor de qualidade de ar! 

https://maps.app.goo.gl/s5ix3FFh1JbirfzG9

Matéria anterior
Rodízio cruzado de pneus: O que é e como fazer?
Próxima matéria
Como a maca peruana ajuda a combater a fadiga crônica?

Mais do É Pop