Moda masculina autoral é tendência no mercado de moda no Brasil

Quando se fala em moda masculina, logo pensamos em peças de cores neutras, calça jeans, camiseta e tênis. Foi-se o tempo em que os homens se preocupavam apenas em se vestir bem em datas comemorativas e eventos sociais. Hoje em dia, muitos homens gostam de chamar atenção e investir em looks descolados para o dia a dia.

O mercado da moda no Brasil é um dos que mais cresce em todo o mundo e quando o assunto é moda masculina, o crescimento vem sendo contínuo. De acordo com o relatório do Sebrae “Moda Masculina”, o mercado de moda masculina já representa 30% de todo o segmento. O aumento vem se dando pela forte influência das redes sociais. Com a grande propagação de conteúdos voltados para esse assunto, imagens e novos estilos, os consumidores estão cada vez mais sentindo necessidade de se encaixar em um modelo ideal.

Sabendo disso, novas marcas estão surgindo e as marcas já consolidadas no mercado, estão ficando cada vez mais fortes e investindo em novas tecnologias para cada vez mais satisfazer as necessidades dos clientes. Algumas marcas que se destacam na moda masculina brasileira são:

Silvério
Fundada em São Paulo, por Rafael Silvério em 2013, após concluir seu bacharelado em design de moda, a marca tem como propósito “discutir o ‘belo’ na moda através da percepção romântica”. Mesmo sendo uma marca feminina prêt-à-porter que segue o streetwear não se limita a esse gênero. Existem itens masculinos em suas coleções.

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Flower Homme
A Flower Homme é uma marca de alfaiataria vanguardista do mercado de moda para festas, sendo uma das empresas mais tradicionais desse ramo no Rio de Janeiro.

“Incluímos um pouco de ousadia na criação dos nossos modelos, apostamos em cortes autorais, tecidos diferenciados, na diversidade das cores e principalmente, nas tendências do mundo da moda.” Rafael Vilas Boas – Diretor Flower Homme

Além de trabalharem com alfaiataria premium, a Flower se preocupa em trazer informações de moda para os trajes de luxo. Atualmente a marca possui duas lojas, na Barra da Tijuca e em Nova Iguaçu.

Algobão
Marca potiguar que nasceu da necessidade de vestir peças atemporais, confortáveis, feitas com tecidos leves que se adaptassem ao clima ensolarado do Rio Grande do Norte e que atendessem diversos tipos de corpos. Todos os produtos são feitos a mão, valorizando cada etapa do processo de produção.

Dan Tavares
Depois de ter passado anos no ramo da arquitetura, há dois anos, Dan vem trabalhando com moda e chamando atenção dos amantes de peças autorais. Todas as peças são produzidas por demanda e são exclusivas.

Igor Dadona
Um dos principais nomes da nova geração de estilistas da moda masculina. Lançou sua primeira coleção em 2012 e desde então não parou mais. Seu trabalho é conhecido por misturar o streetwear com a alfaiataria, com influência do minimalismo e estudos criativos das formas e modelagens das peças.

Antonio Macedo Joias
Marca de jóias masculinas produzidas a partir de materiais reciclados. Coquinhos caídos das árvores, garrafas pet, sobras de madeiras ganham vida e valor nas mãos do designer e são transformadas em jóias lapidadas com prata e ouro.

Soul Básico
Marca brasileira, slow fashion, transparente, eco-friendly que traz muito mais do que moda. Cada detalhe das peças contam uma história. Além disso, a marca trabalha o lado social, onde cada venda produtos que fazem parte do Abraço (seja no site da Soulbasico ou no site da Chakana Ayni) terá R$10 por peça revertidos para ONGs parceiras.

Matheus Cardoso
Nascido em Monte Belo, sul de Minas Gerais, Mateus é visto como um dos principais nomes nacionais a dar cara nova à tradição da alfaiataria. Atualmente grande parte da sua produção é de peças sob medida. Ele já vestiu celebridades como Duda Beat, Pabllo Vittar e Jão. Para confeccionar suas peças, ele faz uso de materiais rígidos como lã e algodão.

João Pimenta
É um dos principais nomes da moda masculina e sustentável e bastante conhecido pelas peças com visual diferenciado. Após solidificar sua carreira na moda feminina, em 2012 João decidiu investir na moda masculina. Hoje, o estilista vende suas roupas para celebridades do mundo inteiro e dedica-se à costura sob medida, principalmente para noivos.

Ainda há muitos itens “comuns” na moda masculina e um exemplo são os ternos. Muito usado em situações formais e que atualmente vem recebendo novas versões, novos cortes, cores, estampas, texturas e matéria prima de alta qualidade, um bom exemplo disso é a carioca Flower Homme. Seguindo o mesmo fluxo, existem muitas marcas e estilistas que estão vindo para “quebrar” esse paradigma de que homem só usa peças básicas e cores neutras e toda inovação neste sentido é muito bem vinda.

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