NATAL SOLIDÁRIO SAGRADO: SOLIDARIEDADE ALÉM-MUROS!

Na manhã de 2 de dezembro, alunos, educadores, mães, pais e amigos do Colégio Sagrado Coração de Maria do Rio de Janeiro (CSCM-RJ) – Sacré-Coeur de Marie, localizado em Copacabana, realizaram o Natal Solidário Sagrado, na comunidade de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, local onde ficava o extinto Lixão de Jardim Gramacho. Ao todo, 180 crianças carentes da região foram apadrinhadas por integrantes da comunidade educativa do Colégio. Como um mar azul em movimento, cor dos coletes dos integrantes da escola, o grupo chegou ao local para partilhar o amor, a bondade e o cuidado com meninos e meninas desprovidos de elementos essenciais às necessidades mais básicas, como saúde, alimentação, moradia, educação, lazer e afeto.

 

O coordenador do Serviço de Orientação Religiosa (SOR) da escola, Carlos Bruno de Araújo, vestiu-se de Papai Noel para realizar a entrega dos presentes. Bruno explicou que a ação vai além do gesto da entrega dos donativos. Para ele, foi uma experiência singular, uma vez que contextualizou diferentes aspectos, tanto formativos quanto solidários. “Vivenciamos momentos de intensa emoção junto às crianças e às famílias de Jardim Gramacho. Presenciar a partilha do afeto e da atenção dos alunos, familiares e educadores com essas crianças tão desprovidas das condições mais básicas confirma que estamos seguindo o caminho certo. A ação também tem como proposta oportunizar e incentivar os estudantes a praticarem atos de solidariedade para a propagação dos verdadeiros valores humanos.”

 

Cada uma das crianças ganhou um conjunto formado por uma peça de roupa, um brinquedo e um par de sapatos, chinelos, botas, sandálias ou tênis. Além das brincadeiras, todos partilharam um saboroso lanche. A campanha contemplou ainda a doação de cestas básicas e material de limpeza e higiene, destinados às tão necessitadas famílias da região. Carlos Bruno falou também a respeito da simbologia do Papai Noel, tido como aspecto comercial pelo CSCM-RJ. “Não faz parte da nossa cultura, mas faz parte da cultura deles. Ou seja, apesar de trabalharmos com o real sentido do Natal e termos em Jesus o seu verdadeiro significado, também tivemos a sensibilidade de perceber que a figura do Papai Noel chegaria à comunidade em forma de alegria. Foi a maneira que encontramos de as crianças poderem ganhar algo que nunca tiveram e, ainda, oportunizar e incentivar a prática da solidariedade a nossos jovens estudantes.”

Continua após a publicidade...

 

No local, não há saneamento ou mesmo água encanada em nenhuma das casas. A maioria dos casebres foi construída com materiais oriundos do próprio lixo. O nível de escolaridade das pessoas é baixíssimo. “Verificamos que muitas pessoas moram juntas em um pequeno espaço e que as mulheres engravidam cedo e têm muitos filhos. Durante as conversas, os moradores falaram sobre a comida ser pouca. Levamos mais do que mantimentos, vestimentas e material de higiene pessoal. A solidariedade mostrou-se por meio do afeto e da atenção, livre de qualquer preconceito ou julgamento”, contou a educadora Marcelle, professora da Educação Infantil do CSCM-RJ.

 

À tarde, o grupo dirigiu-se à Pastoral do Povo da Rua da Matriz da Vila São Luiz, também localizada em Duque de Caxias, para a realização do Jantar de Natal Solidário. Os próprios estudantes do CSCM-RJ prepararam os alimentos e jantaram com os moradores de rua. Para a aluna Gabriely Araújo, do 6º ano, foi uma experiência enriquecedora e inesquecível. “Consegui perceber que a solidariedade é o verdadeiro amor em movimento.”

Matéria anterior
Dia Internacional de Direitos Humanos’ será comemorado em prol à crianças soropositivas
Próxima matéria
Sérgio Menezes mostra excelente forma por debaixo do terno

Mais do É Pop

Menu