Parceria permite o resgate de um dos principais espaços
para a exibição de filmes alternativos no Rio de Janeiro, fundamentais
na formação de cinéfilos, cineastas e produtores
O Rio de Janeiro pode comemorar: o Grupo Estação permanece no circuito cultural da cidade. A NET (www.net.com.br), maior empresa de serviços convergentes via cabo da América Latina, anuncia o patrocínio ao Grupo Estação, um dos mais importantes espaços culturais do Rio de Janeiro.
Veja aqui o vídeo com informações sobre o patrocínio:
Com a parceria entre as empresas, que inclui acordo de naming rights, as salas passam a se chamar Circuito Estação NET de Cinema. A essência dos espaços, no entanto, não muda: as salas continuam dedicadas à exibição de filmes de arte, além de produções nacionais e estrangeiras não mostradas nas salas convencionais.
O Circuito Estação NET de Cinema é a segunda iniciativa de naming rights da NET no Rio de Janeiro. Há 2 anos, o patrocínio da NET garantiu a revitalização de um dos espaços culturais mais importantes da cidade, o antigo Teatro Tereza Rachel, (atual Theatro NET Rio), que já recebeu mais de 500 mil pessoas desde a sua reabertura. A casa de espetáculos é referência entre os cariocas e mantém uma programação que valoriza as produções nacionais.
O acordo com o Estação prevê ainda a ampliação e a modernização das unidades, incentivando a utilização dos espaços de conveniência de forma mais conectada e integrada, a partir do acesso à internet banda larga Wi-Fi com velocidade de até 120 Mega e TV por assinatura em alta definição. Todos os clientes NET terão ainda 50% de desconto na compra de até dois ingressos.
“Mais do que um cinema, o Estação sempre foi um ponto de encontro da cena cultural do Rio de Janeiro. A preservação do Estação foi um pedido da sociedade carioca que a NET tem orgulho e satisfação em atender em nome de seus clientes. Estamos muito felizes em poder resgatar este patrimônio da cidade, numa parceria de longo prazo”, afirma Rodrigo Marques, vice-presidente de Estratégia e Gestão Operacional da NET. “Uma das missões da NET é encurtar os caminhos que levam ao conhecimento, unindo lazer e diversão a atividades e momentos educativos. Esta união com o Grupo Estação amplia o compromisso da NET em entreter os clientes além de suas casas”.
HISTÓRIA DO GRUPO
A trajetória do Estação começou há 29 anos. Em 12 de novembro de 1985, surgia um cineclube em Botafogo, na Rua Voluntários da Pátria, que exibia a obra cinematográfica “Eu sei que vou te amar”, de Arnaldo Jabor. Estrelado pelos atores Fernanda Torres e Thales Pan Chacon, narrava a história de um jovem casal que decidia se encontrar após um casamento de seis anos e uma recente separação. A brilhante atuação de Fernanda na película garantiu a conquista do prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes.
Anos depois, o bem sucedido espaço deu origem ao Grupo Estação, uma rede de cinema alternativo com salas de exibição nos bairros de Botafogo, Centro, Ipanema, Gávea e Barra da Tijuca. “O Estação foi pioneiro no conceito ´ponto de encontro´ ao proporcionar ambientes agradáveis como lojas, cafeterias e salas de espera para o público se entreter além da sessão”, afirma Marcelo Mendes, presidente do grupo Estação.
Em 2007, o cenário positivo mudou radicalmente. Com problemas financeiros, o Grupo acumulou dívidas ao longo dos anos. No início deste ano, os cinemas enfrentavam seu pior momento.
AÇÃO NAS REDES SOCIAIS: O ENCONTRO COM A NET
Um desabafo emocionado de Marcelo Mendes nas redes sociais mudou o destino do Grupo Estação. No começo deste ano, Mendes postou uma mensagem sobre a grave crise financeira que assolava o Estação e pedia sugestões de alternativas para salvar a rede. Rapidamente, um dos apreciadores da sétima arte criou uma página nas redes sociais para mobilizar pessoas em um movimento para a recuperação do espaço. Duas horas depois, 200 pessoas já seguiam o movimento. Hoje, a fanpage conta com mais de 9.800 seguidores.
“Publiquei a mensagem despretensiosamente, não imaginava o que poderia acontecer. O grupo foi extremamente importante para este final feliz. Esta mobilização nos tornou mais forte e as vozes destes fãs apaixonados pelo Estação ecoaram de forma muito eloquente. A partir deste movimento, a NET ficou ciente da situação real das salas de cinema e me procurou com a proposta de patrocínio”, lembra Marcelo Mendes.
A empresa já mantinha um relacionamento próximo com o Grupo por conta de ações promocionais realizadas no passado. “A NET não é uma empresa que apenas comercializa serviços. Ela tem uma missão maior que esta. É uma companhia consciente de seu papel e poder na transformação da sociedade e desenvolvimento do País”, aponta Marques.
Segundo o vice-presidente, a companhia está sempre atenta as demandas dos moradores das cidades onde atua e o movimento de apoio ao Estação, nascido na internet, embasou a parceria que já estava alinhada à plataforma institucional da NET. O incentivo a projetos desse porte faz parte dessa plataforma, focada em promover iniciativas relacionadas à cultura, cidadania e educação por meio de patrocínios que promovam a diversão para os clientes dentro e fora de casa.
“O Rio de Janeiro é uma das principais capitais brasileiras e uma das primeiras cidades onde oferecemos nossos serviços. A NET atua na cidade há mais de 20 anos e mantém uma relação próxima com os cariocas, permanecendo atenta às necessidades e apelos deste público”, finaliza Marques.
O Theatro NET Rio foi a iniciativa de naming rights precursora da empresa, que levou a boa experiência adquirida na capital carioca para São Paulo, com a abertura do Theatro NET São Paulo. E a iniciativas foram além do eixo Rio–São Paulo e chegaram a Brasília e Belo Horizonte, com a inauguração este ano da casa de espetáculos NET Live Brasília e do complexo de cinemas NET Cineart, respectivamente.