“O Agente Secreto” e novo desafio do audiovisual brasileiro: como fazer campanhas para o Oscar

Fonte: Cyntia Calhado, professora de cinema e audiovisual da ESPM

Estreia em 6 de novembro nos cinemas brasileiros “O Agente Secreto”, longa escolhido para representar o Brasil no Oscar de 2026. O filme é um thriller político ambientado no Recife dos anos 1970 e já acumula reconhecimento internacional. Premiado no Festival de Cannes de 2025 nas categorias “Melhor Diretor” (Kleber Mendonça Filho) e “Melhor Ator” (Wagner Moura), o título recebeu aprovação unânime da crítica, com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.

É o segundo ano consecutivo em que um longa brasileiro indicado ao Oscar ganha destaque na mídia internacional. Em 2024/25, o sucesso foi “Ainda Estou Aqui”, vencedor da categoria “Melhor Filme Internacional” no Oscar 2025. Para Cyntia Calhado, professora de Cinema e Audiovisual da ESPM, as campanhas brasileiras rumo ao Oscar vêm se tornando cada vez mais maduras e sofisticadas.

A trajetória de um filme desde a escolha para representar o país até uma eventual indicação é marcada por várias etapas. Neste período, a equipe se dedica à construção de imagem, com ações de divulgação, viagens e sessões especiais para apresentar o longa. Todo esse movimento é feito sem mencionar diretamente o Oscar, apenas com destaque para o filme, as histórias, personagens e artistas. Um fluxo chamado pelos profissionais do setor de “campanha”.

Para a professora Cyntia, o Brasil tem acumulado experiência nesse tipo de estratégia. “Ainda Estou Aqui” contou com uma longa trajetória de encontros internacionais para apresentar Fernanda Torres ao mundo.  No caso de “O Agente Secreto”, Wagner Moura é reconhecido internacionalmente e vem sendo cotado como um dos indicados ao prêmio de “Melhor Ator” em Cannes 2026. O reconhecimento do Brasil em 2025 no Festival aumenta as chances de “O Agente Secreto” e o coloca em posição de destaque entre os concorrentes, abrindo espaço para possíveis indicações em outras categorias além de “Melhor Filme Internacional”.

“O prestígio internacional recente do cinema brasileiro é resultado de um esforço coletivo dos cineastas nas últimas décadas para fortalecer a presença do país em festivais e premiações”, observa a professora. Ela ressalta que o sucesso de uma campanha ao Oscar depende tanto do mérito artístico quanto da estratégia de mercado. “Vai desde o modo como o diretor e o elenco se comunicam até o investimento em divulgação e relacionamento com a imprensa. Nesse contexto, Wagner Moura se destaca por já ser um nome conhecido em Hollywood, o que amplia a visibilidade do projeto”.

Cyntia conclui que o atual representante brasileiro no Oscar sintetiza o momento de maturidade criativa e política do cinema nacional, consolidando uma imagem de diversidade, qualidade e relevância no cenário global. “O reconhecimento internacional fortalece a indústria audiovisual brasileira, valoriza os profissionais técnicos e eleva a autoestima cultural do país. O Oscar representa a afirmação do Brasil como produtor de cultura capaz de dialogar com o mundo”.

A especialista está disponível para entrevistas.

 

Sobre a ESPM

A ESPM – The Marketing Powerhouse – é uma escola de negócios com mais de 70 anos de excelência acadêmica na formação de profissionais preparados para transformar o mercado e a sociedade. É referência no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa,Tecnologia e Inovação. Oferece nove cursos de graduação – bacharelado: Administração, Ciência de Dados e Negócios, Ciências Sociais e do Consumo, Cinema e Audiovisual, Comunicação e Publicidade, Design, Direito, Jornalismo e Relações Internacionais, e quatro cursos de graduação – tecnólogos: Gestão Comercial, Gestão de Qualidade, Gestão de Recursos Humanos e Logística. Além disso, oferece pós-graduação lato e stricto sensu (mestrados e doutorados), cursos de curta duração em extensão acadêmica e programas de educação executiva voltado para empresas. Com cinco campi – dois em São Paulo, dois no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre – e unidades regionais em Curitiba, Goiânia e Salvador, a ESPM reúne cerca de 12.600 alunos e mais de 1.100 colaboradores.

Matéria anterior
Top 10 Filmes Mais Aclamados de 2025
Próxima matéria
Stranger Things 5: A Batalha Final Contra o Upside Down Chega em Grande Estilo

Mais do É Pop

Autor (a) da postagem