O Agente Secreto no Galo da Madrugada no Carnaval do Recife

Para abrilhantar a festa que toma as ruas do centro da cidade neste sábado (14), a Prefeitura do Recife preparou uma surpresa e levará ao coração do Clube de Máscaras Galo da Madrugada um trio que irá promover a réplica de um espetáculo que foi apresentado pela primeira vez em Paris no ano passado, e que levou à cidade que é berço mundial do cinema uma apresentação da Orquestra Popular do Recife, regida pelo maestro Ademir Araújo, além do grupo de dança Guerreiros do Passo e dos cantores Almério e Flaira Ferro, representantes da nova geração. A ação promoveu o début em circuito aberto mundial de “O Agente Secreto”, filme do recifense Kleber Mendonça Filho, no encerramento do Cinéma Paradiso Louvre. O Trio será o quarto a desfilar.

Sob a batuta do maestro Ademir Araújo (Formiga), a Orquestra popular do Recife irá celebrar o ‘fervo’ dos Guerreiros do Passo, convidando a multidão a participar da folia que irá reverenciar o frevo e suas origens com canções instrumentais como Três da Tarde (Lídio Francisco e Lídio Macacão), Relembrando o Norte (Severino Araújo) e o clássico Vassourinhas, de Joana Batista e Matias da Rocha.

No trio, Almério e Flaira Ferro são os representantes da nova geração, em um repertório que incluirá “Bom Demais” (J. Michiles), “Frevo Mulher” (Zé Ramalho), “Voltei Recife” (Luiz Bandeira) e “Pagode Russo” (Luiz Gonzaga) além da “Ciranda de Maluco”, de Otto. No chão, a evolução dos Guerreiros do Passo promete encantar os foliões, convidando todos a dançar e a reproduzir as cenas em que o protagonista Marcelo/ Armando é abraçado pela multidão ao sair do Cinema São Luiz, local de afeto geográfico do filme e também testemunha ocular da alegoria gigante da Ponte Duarte Coelho, onde reina, até o próximo domingo (22), o Galo Folião Fraterno.

RECIFE, FREVO E CINEMA – A capital pernambucana possui uma longa e estreita ligação com a Sétima Arte, surgida em Paris. Além do Ciclo do Recife, circuito cinematográfico na década de 1920, a cidade foi uma das pioneiras na retomada, nos anos 1990 e, desde então, possui verdadeiras referências no circuito internacional, sobretudo pelas mãos de Kléber Mendonça Filho.

Matéria anterior
Cristo Protetor de Encantado/RS: O Gigante da Fé que Eleva o Rio Grande do Sul aos Céus
Próxima matéria
Elba Ramalho e Gaby Amarantos se apresentam no Carnaval do Recife neste domingo

Mais do É Pop

Autor (a) da postagem