Os tratamentos faciais são cada vez mais considerados como uma ferramenta para combater os sinais do envelhecimento – uma solução objetiva para um processo inevitável.

 

 

Os nutricosméticos ou nutracêuticos, suplementos orais com a função principal de nutrir o corpo com ativos e concentrados de vitaminas, para tratar ou melhorar a pele, unhas e cabelos, são considerados uma nova classe de produtos da categoria saúde e beleza. O rejuvenescimento é externo e interno, com uso de pílulas indutoras de colágeno e antioxidante.

 

De acordo com Larissa Viana, dermatologista de uma clínica que leva o seu nome, em Guarulhos, SP, os truques caseiros não têm a mesma eficácia dos tratamentos realizados no consultório, no entanto, podem trazer benefícios imediatos, além de serem fáceis de fazer e econômicos. “Existem maneiras práticas para dar um frescor, quase instantâneo, proporcionando brilho e vivacidade ao rosto”, afirma.

Continua após a publicidade...

 

Abaixo uma breve entrevista com a Dra Larissa Viana, falando da importância dos cuidados com a pele, o porque realizarmos as famosas máscaras caseiras, principais efeitos e uma receita imperdível.

  1. As máscaras faciais agem de forma mais profunda/intensa do que os cremes de tratamento de uso diário?


Sim agem mais profundamente, pois possuem uma maior concentração de ativos para melhorar a pele, trazendo vitalidade e hidratação.
As máscaras removíveis são as mais tradicionais. Normalmente, são aquelas do tipo “peel of”, que se puxa após a aplicação. Mas, muitas vezes elas não permeiam os ativos funcionais e ainda removem ativos passados previamente. As máscaras incorporadas, como sérum ou creme, além de possuírem melhor permeação contam com um maior tempo de ação sobre a pele. Elas ainda apresentam textura muito fina e suave.

  1. Qual a frequência de uso das máscaras faciais? Uma, duas vezes por semana?

1 a 2 vezes por semana são suficientes, algumas mascaras são usadas quinzenalmente! Tudo depende da necessidade da pele! Uma cútis muito ressecada necessitara de uma hidratação profunda 2x por semana nesta época de outono- inverno!

  1. Podemos dizer que o uso delas é bom para quem não tem tempo de fazer um tratamento na esteticista ou dermatologista?

 

O uso delas é ótimo para quem necessita de praticidade nos tratamentos, mas não substitui as indicações e adequadas avaliações dos profissionais especializados em pele. Já que cada paciente tem um tipo de necessidade e textura de pele e as mascaras possuem ações bem especificas e precisas, necessitando da devida indicação profissional.

  1. Como escolher a melhor para cada tipo de pele?

 

Sempre ter uma indicação profissional, mas seguem dicas de ativos clássicos:

O acido hialuronico e elastina para hidratação profunda com as vitaminas E e A

O própolis, hamamelis, acido salicílico para peles oleosas

A vitamina C para dar brilho, clareamento e vitalidade.

O azuleno , calêndula, aloe vera e camomila para acalmar peles sensíveis e irritadas

 

Receita para pele iluminada

Esmague duas amêndoas até obter um pó muito fino e misture com uma colher (sopa) de mel. Em seguida, acrescente duas colheres (café) de chá de camomila gelado. Aplique a mistura suavemente no rosto com massagem circular e deixe secar por 15 minutos. Depois enxague com água morna. Pode aplicar a máscaras diariamente, mas é preferível deixar a pele descansar por um dia, em média.

 

Fonte| Dra Larissa Viaana

 

Matéria anterior
Viciadas em Escape criam página para contagiar todo mundo
Próxima matéria
Sofrência? Não mais! Léo e Júnior lançam a faixa ‘Tira a Sofrência’

Mais do É Pop

Menu