Os Jogos Olímpicos de Paris começam oficialmente nesta sexta-feira (26/7), com a realização da cerimônia de abertura, e o Brasil chegou à capital francesa com 277 atletas. Para alguns deles, estar no maior evento esportivo do planeta será a grande chance de atingir notoriedade nunca antes alcançada. Por outro lado, para uma pequena minoria, a fama e o status de influenciador já são uma realidade. O Torcedores.com vasculhou os perfis online de todos os competidores membros da delegação brasileira para descobrir quem são os que possuem o maior número de seguidores e também traçar um perfil médio do atleta olímpico brasileiro nas redes sociais.
Metodologia
O levantamento coletou o número de seguidores de 266 atletas no Instagram, com dados atualizados no último dia 25, um dia antes do começo oficial dos Jogos. Onze atletas da delegação brasileira não possuem perfil na rede social ou não foram localizados.
Os dez atletas olímpicos do Brasil com mais seguidores no Instagram
A pesquisa descobriu que o surfista Gabriel Medina é o atleta brasileiro com mais seguidores no Instagram, com 11,4 milhões de seguidores no fechamento dos números. Em segundo lugar, aparece o velocista Paulo André Camilo, com 7,6 milhões de seguidores. O pódio é fechado com a skatista Rayssa Leal. Ela soma 6,4 milhões de seguidores no Instagram.
Continua após a publicidade...
Os três possuem em comum a grande popularidade junto ao público brasileiro. Gabriel Medina e Rayssa Leal acumulam títulos no surfe e no skate e estão entre os atletas mais vitoriosos do esporte brasileiro na atualidade. Paulo André Camilo ganhou alcance nacional depois de participar da 22ª edição do reality show Big Brother Brasil.
1º – Gabriel Medina (surfe) – 11,4 milhões de seguidores
2º – Paulo André Camilo (atletismo) – 7,6 milhões de seguidores
3º – Rayssa Leal (surfe) – 6,4 milhões de seguidores
4º – Marta (futebol) – 2,8 milhões de seguidores
5º – Rebeca Andrade (ginástica artística) – 2,7 milhões de seguidores
6º – Bruninho (vôlei) – 1,7 milhão de seguidores
7º – Gabi (vôlei) – 1,4 milhão de seguidores
8º – Arthur Nory (ginástica artística) – 1,3 milhão de seguidores
9º – Rosamaria (vôlei) – 1,3 milhão de seguidores
10º – Filipe Toledo (surfe) – 1,2 milhão de seguidores
A elite do milhão
O levantamento descobriu também que apenas 12 atletas dos 266 analisados no levantamento possuem perfis no Instagram com um milhão de seguidores ou mais. Além dos dez mais populares, aparecem Thaísa, do vôlei (1,1 milhão de seguidores) e Flávia Saraiva, da ginástica artística (1,1 milhão de seguidores).
Eles representam apenas 4,5% dos atletas brasileiros nos Jogos de Paris. Os atletas com o número de seguidores entre menos de um milhão e acima de 100 mil são 62. Percentualmente, representam 23% dos atletas olímpicos do Brasil. O restante, com menos de 100 mil seguidores, responde por uma fatia de 72,5% dos competidores brasileiros.
Numa média simples, a soma do número de seguidores dos atletas brasileiros em Paris dividida pelo número de atletas mostra que o atleta olímpico brasileiro possui em média 239,8 mil seguidores. Mas o número não reflete a realidade: 85% dos atletas brasileiros na Olimpíada tem menos seguidores que isso.