Com 10 faixas, sendo 5 de músicas inéditas, o disco conecta musicalidades das cidades de Belém, Recife, Salvador, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
O Portal Embrazado, plataforma dedicada a mapear e difundir a música periférica de todo o país, lança na próxima quarta-feira (12) a coletânea musical “Embrazado hits”, que reúne 10 músicas, sendo 5 remixes inéditos criados a partir de intercâmbios entre artistas das cidades de Belém (PA), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ).
O pré-save da coletânea “Embrazado Hits” está disponível em: bfan.link/embrazado-hits. Neste link, o ouvinte pode ativar as notificaçoẽs e ser avisado quando a coletânea for ao ar nas primeiras horas do dia 12 de janeiro nas principais plataformas digitais de música, como o Spotify, Deezer, Youtube Music, Amazon Music, entre outras. O disco conta com as seguintes faixas:
Stephen King – N.I.N.A. (Remix Jotaerre)
No Baile – Íra
Oxe é Kush – Jotaerre (Remix Iasmim Turbininha)
Otária – Banda Sentimentos (Remix DJ Méury)
A Bruta, A Braba, A Forte – N.I.N.A.
Baila comigo – Kratos (Remix Georgeluqas)
Que tempo louco – Jotaerre ft. James
Eu não Sei – KDU Dos Anjos (Remix Ryyan no Beat)
Única Opção – Banda Sentimentos
Capitães e marujos – KDU Dos Anjos
“A coletânea é a realização de tudo que a gente queria fazer desde o começo do projeto: conectar artistas de cenas que a princípio parecem distantes, mas que estão ligadas há anos. A gente percebe isso através da influência que esses artistas têm, da forma que produzem, na estética dos timbres, dos processos criativos… Proporcionar esses intercâmbios de fato era uma coisa que a gente queria fazer desde o princípio”, completa Igor Marques, curador e produtor do Portal Embrazado.
Para a Dj Méury, artista paraense, a coletânea abre novas portas: “Pra mim é gratificante participar desse projeto em outro estado, ter a oportunidade de mostrar um pouco da nossa cultura paraense através de um remix isso vai atribuir muito na minha carreira e mostrar que mulher também faz o que um homem faz e ainda melhor”, revela.
“Pra mim é uma satisfação enorme poder somar nesse trabalho e saber que existem espaços assim para canalizar toda essa nova expressão artística que vem de culturas e lugares tão distintos do Brasil, nos conectando e dando oportunidade do público conhecer novos trabalhos, novos sons e um novo leque de experiências, tudo isso através da música.” relata Jotaerre, músico de Salvador Bahia.
SÉRIE AUDIOVISUAL
O lançamento da coletânea vem acompanhado da série audiovisual “Embrazado.mp4”, um conjunto de 5 reportagens com entrevistas em formato de mini documentários que pautam as cenas musicais de Belém (PA), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ). “Interessante destacar que em cada episódio a gente abordou camadas complementares da economia criativa das periferias brasileiras: começando pelos produtores musicais em Salvador, uma casa de show em Belo Horizonte, passando pelos artistas em Belém, dançarinos no Rio de Janeiro e fãs em Recife. É como se a série de vídeos passeasse pela cadeia produtiva da cultura nessas periferias do país”, explica Igor Marques.
A série de vídeo “Embrazado.Mp4” já está disponível no canal de Youtube do projeto com os seguintes episódios:
Bahia: O arrocha pelos produtores
O arrocha tem um profissional crucial para seu desenvolvimento: o produtor musical, que costuma ficar nos bastidores. Trouxemos para a frente das câmeras três produtores que mudaram a cara do arrocha baiano: Ademir Marques, Dan Ventura e MTeclas. Eles apresentam as transformações estéticas do ritmo ao longo das décadas através da visão de quem faz o som acontecer.
Pernambuco: Os sentimentos no Brega romântico
O brega romântico é a música que toca nos sentimentos mais profundos dos moradores da periferia do Grande Recife. Nesse minidoc, os fãs do gênero contam como essas músicas marcaram a sua vida e lhes dão força, esperança e vigor no cotidiano.
Rio de Janeiro: O passinho pelos dançarinos
As histórias de resiliência de Celly IDD, André DB e Severo do Passinho — três renomados dançarinos de passinho — mostram a força criativa das danças do funk carioca. Reconhecido pela Câmara Municipal do Rio como patrimônio cultural do povo carioca em 2018, o passinho passou por mudanças ao longo de sua história e transformou vidas nas comunidades.
Pará: As manas do RAP PA
A cena hip-hop do Pará vem criando uma identidade própria e se expandindo no circuito. Nos últimos anos, MCs têm se destacado na cena a partir de temáticas e eixos estéticos variados. Conversamos com Nic Dias, Bruna BG, Anna Suav e Íra MC para conhecer essa nova força do rap no estado.
MG: O baile da Vilarinho conta a história do Funk Mineiro
Fundado há quatro décadas, um baile na Zona Norte de BH foi um dos principais palcos do funk mineiro. Localizada no bairro de Venda Grande, as quadras da Vilarinho, que ficaram eternizadas nas músicas do rapper FBC, foi um espaço que agregou diferentes gerações da música negra e periférica de BH. Entrevistamos Francisco Fillizola, proprietário do espaço, MC Jeffinho, pioneiro no funk mineiro e o próprio FBC pra contar como o espaço formou diferentes gerações da cultura local.
O Portal Embrazado – Lançado no ano de 2020 por meio do edital Programa Petrobras Cultural, o portal é uma grande plataforma que reúne o que há de mais contemporâneo na música periférica do Brasil através de três princípios: difundir, capacitar e fomentar as produções culturais dentro e fora das periferias brasileiras em conteúdos transversais, com podcasts, matérias e produtos audiovisuais. A proposta é ser uma plataforma acessível que fomente o intercâmbio de artistas e experiências estéticas entre as comunidades periféricas de todo o Brasil. O projeto é apoiado pelo Programa Petrobras Cultural.
Serviço
Lançamento do “Embrazado Hits”
Pré-Save: https://bfan.link/embrazado-
Quando: Quarta-feira, 12 de Janeiro de 2022
Onde: Plataformas de áudio na internet (streaming) e no Portal Embrazado
Acesso gratuito.
Redes sociais:














