PRÉDIO DA GAMA FILHO PODE VIRAR UNIVERSIDADE PÚBLICA

O Projeto de Lei (PL) 45/2015, que possui o deputado estadual Waldeck Carneiro como um dos autores, teve o veto Gama Filhodo governador derrubado hoje (11/07) na ALERJ, transformando-se em lei. Este PL autoriza o governo do estado a desapropriar o imóvel do antigo campus da Universidade Gama Filho, no bairro de Piedade. Waldeck sugere que seja viabilizada naquele local uma instituição pública de educação superior. “Queremos restituir ao imóvel, hoje abandonado, sua vocação para sediar atividades de ensino superior, pesquisa e extensão universitária”, declarou o parlamentar.

A Gama Filho está desocupada desde o início do ano, quando o último mantenedor da universidade, o Grupo Galileo, recebeu ordem de despejo. A faculdade foi descredenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Enquanto não há definição sobre a ocupação do prédio da universidade, o bairro da Piedade está praticamente deserto. Desde que a população flutuante de cerca de 20 mil pessoas, entre alunos e funcionários, deixou de circular na região, a maioria do comércio fechou e os que sobreviveram enfrentam a queda dos rendimentos.

Até os congestionamentos comuns na Rua Manuel Vitorino, que fica às margens da linha férrea, desapareceram. Em vez disso, a rua ficou perigosa, porque os carros transitam em alta velocidade. Os moradores do entorno da universidade também reclamam. O fechamento de parte do comércio do bairro é um grande problema, que os obriga a percorrer longas distâncias para comprar qualquer coisa. Mas a falta de segurança é a principal reclamação.

Waldeck PlenárioInaugurada em 1939 pelo ministro Gama Filho, a faculdade se tornou a primeira instituição a oferecer um curso superior no subúrbio carioca, recebendo o título de universidade em 1972. São três terrenos, com 16 prédios, que abrigam com salas de aula, bibliotecas, laboratórios e um parque desportivo. A Gama Filho chegou a ser considerada uma das mais importantes instituições de ensino superior do Rio de Janeiro.

Edison Corrêa

Matéria anterior
Ex BBBs e Desirée Oliveira prestigiam aniversário de ator mirim no Rio de Janeiro
Próxima matéria
RIO- Copa do Grande Méier seleciona times para participar do torneio

Mais do É Pop

Menu