Professor do NUPEM – UFRJ Macaé é convidado a palestrar em Harvard

O professor Rodrigo Nunes da Fonseca, docente do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM-UFRJ-Macaé), foi convidado para ministrar uma palestra no Departamento de Biologia de Sistemas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

O convite representa um reconhecimento das pesquisas desenvolvidas por ele e seus alunos com carrapatos, aranhas, mosquitos e besouros, vetores de doenças e pragas agrícolas brasileiras no NUPEM-UFRJ-Macaé.

A palestra, ocorrerá no campus de Harvard, em Boston no dia 07 de Agosto, e mostrará os resultados das pesquisas realizadas no NUPEM-UFRJ, que se tornaram referência em todo o mundo.

As pesquisas tem identificado como os ovos destes animais se desenvolvem e novos métodos de controle desses organismos, tendo potencial para minimizar significativamente os impactos causados tanto por pragas agrícolas quanto por insetos vetores de doenças, problemas cada vez mais graves no contexto do aquecimento global. Recentemente a equipe liderada pelo Prof. Rodrigo identificou um novo alvo para o controle do barbeiro, o vetor da doença de Chagas.

O trabalho interdisciplinar do Prof. Dr. Rodrigo Nunes da Fonseca, juntamente com seus alunos e colaboradores ganhou destaque em publicações de alto impacto em revistas científicas internacionais.

Segundo o Professor Dr. Rodrigo Nunes da Fonseca, o Brasil tem enfrentado desafios cada vez maiores relacionados ao controle de pragas que prejudicam a agricultura e de doenças transmitidas por vetores, afetando a saúde pública. Doenças transmitidas por carrapato, como a febre maculosa, tem sido cada dia mais frequentes e poucos grupos no mundo estudam a biologia dos carrapatos e os processos de produção de seus ovos. Uma única fêmea de carrapato pode colocar mais de 2000 ovos e interromper o ciclo do de vida do carrapato no estágio de embrião diminui suas populações e as doenças transmitidas por eles.

“É um privilégio receber esse convite para compartilhar nossos estudos na Universidade de Harvard. Isso representa o reconhecimento de nosso trabalho e a importância das pesquisas com artrópodes no interior do Rio de Janeiro” afirmou o Prof. Rodrigo Nunes da Fonseca.

A palestra em Harvard será uma oportunidade para fortalecer ainda mais as parcerias internacionais e abrir portas para futuras colaborações científicas. Atualmente o tecnólogo e doutorando Bruno Rodrigues realiza parte de seu doutorado em Harvard no laboratório da Professora Titular de Harvard, Cassandra Extavour. O professor Rodrigo Nunes da
Fonseca tem colaborações ainda com universidades na França, Alemanha, Estados Unidos e Noruega.

O reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido reforça a importância de investimentos e incentivos à pesquisa científica no interior do país, em particular do Rio de Janeiro.

Matéria anterior
10 motivos para conhecer Monte Verde
Próxima matéria
Unicred inaugura agência em Macaé

Mais do É Pop

Menu