Projeto ‘Líder cidadão’ promove conhecimento a jovens carentes em Guarulhos-SP

O projeto “Líder Cidadão”, do Instituto Bio Ambientale – IBA, pertencente ao Grupo Engecon, tem como objetivo a educação e o desenvolvimento da consciência sustentável, através da responsabilidade das ações humanas no meio ambiente.

cledson-e-jovens

Na foto, Cledson Bernardo, diretor do projeto com os jovens.

O programa visa promover conhecimento a jovens de comunidades carentes entre 15 a 35 anos, sobre SUSTENTABILIDADE e a importância de sua prática para a criação de uma sociedade ecologicamente equilibrada, socialmente responsável e economicamente viável. Além de estimular o espírito empreendedor e a cidadania nesse grupo social.

O processo de formação, que tem previsão de três meses de duração, acontece por meio de encontros semanais aos sábados e é realizado através de palestras, oficinas, debates, seminários, jogos, dinâmicas de grupo e atividades práticas sobre três temas de ensino: Cidadania, Sustentabilidade e Empreendedorismo.

projetoo

“Como diretor do Projeto Líder Cidadão o que eu mais desejo é que ao final do projeto esses jovens consigam ter sua auto-estima elevada e percebam que o futuro pode ser bem diferente do presente que eles vivem hoje. Cabe a todos nós contribuir para um mundo mais sustentável. Eu estou fazendo a minha parte. E vocês ? “, pergunta Cledson Bernardo.

As principais etapas da iniciativa são duas pequenas ações em comunidades através dos líderes cidadãos (alunos); uma grande ação na comunidade, interagindo com os moradores locais; a criação de no mínimo quatro grupos Comunitários de Estudos (um por comunidade); e a formação de 20 líderes cidadãos entre Outubro de 2016 a Janeiro de 2017.

O Instituto Bio Ambientale – IBA – providenciou todo o material didático, além do suporte para a realização das pesquisas e estudos através de financiadores. O instituto Bio Ambientale fornece o espaço para a realização das aulas que iniciaram em 22 de Outubro e irão até meados de Janeiro de 2017. As aulas teóricas são realizadas na Rua Tupirantins, 153- Vila Rosália – Guarulhos/SP.

No final da capacitação os alunos poderão ser encaminhados para vagas de emprego, quando houver parceria com as empresas parceiras.

A organização da iniciativa pretende contar com doações e parcerias com escolas estaduais e municipais, a Secretaria Municipal de Educação, empresas, associações, igrejas e universidades. O “Líder Cidadão” poderá ser renovado quatro vezes por ano, dois a cada semestre, desde que se obtenham recursos financeiros para manter cada edição do programa.

As edições serão realizadas em todo território nacional.
Evento: Projeto Social “Líder Cidadão”

Data: 22.10.16 à 21.01.17

Horário: Aos sábados das 09h às 13h

Local: Rua Tupirantins, 153 – Vila Rosália – Guarulhos/SP

projeto

Matéria anterior
Dani Moreno posa para editorial na zona portuária do Rio
Próxima matéria
Rainha de bateria, Elaine Ranzatto exibe corpo torneado

Mais do É Pop

Menu