Qual a importância de falar inglês para o mercado de trabalho?

Que falar inglês é importante, todo mundo já sabe. Mas afinal, qual a importância de falar inglês para o mercado de trabalho?

E são vários os motivos que fazem o inglês um idioma tão importante para o mercado de trabalho, que vai muito além de apenas ser o idioma comercial utilizado ao redor do mundo.

Por isso, criamos um conteúdo completo para te ajudar a entender a importância de falar inglês no mercado de trabalho para você finalmente entender como o idioma pode ajudar na sua carreira.

É só conferir até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você!

Melhora suas oportunidades de emprego

Um dos grandes motivos pelo qual falar inglês é tão importante no mercado de trabalho é por melhorar suas oportunidades de emprego. Se você já atua em uma área e perdeu uma ótima oportunidade de emprego em uma empresa por não saber o idioma sabe exatamente o que estamos falando.

No Brasil, são várias as empresas que fazem negócios com empresas internacionais, bem como empresas estrangeiras alocadas no território nacional. Ou seja, para trabalhar em uma dessas empresas, é um pré-requisito saber o idioma, uma vez que todas as transações comerciais com empresas no exterior são feitas em inglês.

Além disso, mesmo em empresas que não fazem negócios com empresas estrangeiras, saber o idioma pode ser um grande diferencial. Isso porque, em situações onde dois candidatos possuem um currículo igualmente bom, as chances de um ser escolhido apenas pela fluência no idioma é bastante comum.

Garante um aumento salarial

Outro motivo pelo qual saber falar inglês é de grande importância para o mercado de trabalho é por permitir um aumento salarial. Isso porque, segundo o site de empregos Catho, pessoas que possuem fluência no idioma conseguem ter um salário até 52% maior, exercendo a mesma função que outro profissional que não sabe o idioma.

E isso acontece porque, mesmo sendo o idioma mais falado no mundo, no Brasil ainda é bem pequena a porcentagem de pessoas que falam o idioma fluentemente. Dessa forma, a oferta de profissionais qualificados e fluentes é bem pequena, fazendo com que empresas aumentem a remuneração para atrair esses profissionais.

Facilita o acesso a vagas em nível internacional

Além de garantir melhores oportunidades de emprego e permitir salários mais altos, falar inglês também facilita o acesso do profissional a vagas internacionais. Ou seja, saber inglês permite que você trabalhe para empresas no exterior, tanto de forma remota quanto até mesmo permitindo uma mudança para um novo país.

Por isso, se você quer desenvolver sua carreira para atuar no mercado internacional, não basta apenas ter um currículo competitivo com profissionais do exterior, mas também precisa ter conhecimentos amplos no idioma.

E mais, muitas empresas no exterior exigem que o candidato estrangeiro tenha não só conhecimentos amplos no idioma, como também a certificação necessária para provar os conhecimentos. Então, nesses casos, você pode optar por um curso de inglês online com certificado, que garante os conhecimentos e a certificação necessária para conseguir uma vaga no exterior. 

Permite concorrer a cargos mais altos

Para aqueles que querem sempre continuar desenvolvendo suas carreiras, é natural querer concorrer a cargos mais altos, mesmo na empresa em que já atua. Porém, nesses casos, não saber falar inglês também pode ser um grande empecilho.

Por exemplo, é bastante difícil uma empresa não precisar depender de acordos internacionais durante o seu funcionamento. Por isso, é de extrema importância que os profissionais em cargos de gestão saibam o idioma de forma fluente para fechar esses acordos da forma que mais beneficie a empresa.

Então, o profissional que tem o perfil certo e os conhecimentos no idioma, pode facilmente conseguir concorrer a esses cargos mais altos e conseguir uma promoção.

Facilita o acesso a cursos de especialização internacionais

Por último, falar inglês é muito importante no mercado de trabalho, pois permite que o profissional continue se aprimorando em instituições de ensino renomadas ao redor de todo o globo. Ou seja, você consegue continuar desenvolvendo suas habilidades com os melhores especialistas no assunto.

Agora você já sabe qual a importância de falar inglês para o mercado de trabalho. Então que tal começar a aprimorar seus conhecimentos no idioma agora mesmo?

Matéria anterior
Conheça Ana Nóbrega a nova promessa da música gospel
Próxima matéria
Onda de calor: 6 formas de manter sua casa mais fresquinha

Mais do É Pop

Menu