Quem não se comunica, se trumbica

Coluna Belle in the sky. Acompanhe agora todos os meses aqui no É POP na Web. 😉

Quem me conhece sabe que eu sou a “cupida” da galera e conselheira de mesa de bar. Mas como toda boa conselheira, quase sempre não sei muito bem o que fazer e como lidar com algumas situações (risos).
Em uma dessas tantas conversas de bar que tenho com meus amigos surgiu o assunto: decepção! Todo mundo já se decepcionou por algum motivo: relacionamento amoroso, amizade, na vida profissional, no colégio…

Nem sempre as coisas saem como imaginamos, as vezes estudar por dias seguidos não garante uma boa nota na prova, se matar de trabalhar por meses/anos não garante um aumento ou uma promoção, aquela pessoa que você “ficava” e você achava que ia engatar um namoro não tava na mesma sintonia que você.

É, a vida não é tão simples quanto parece. Mas o que fazer pra não se decepcionar?

Primeiro é não criar expectativas! Ok, eu entendo que em algum momento depois de meses ficando com aquele cara que tem tudo a ver com você, já dá um frio na barriga e você fica achando que pode virar namoro a qualquer momento. Se um dia seu chefe falar que você tem chances de crescer na empresa você já fica imaginando que vai acontecer a qualquer momento também. Não faça isso! Foque nos seus objetivos, dê o seu melhor, mas não ache que isso será o suficiente para conseguir o que quer.

Continua após a publicidade...

Então o melhor conselho que eu posso te dar: nunca criei expectativas, mas não ache que as coisas caem do céu! E acredite, o que tem que ser seu, será na hora certa.

Então se o namoro não engatar, a promoção não rolar quando você mais espera… Aguarde mais um pouco ou parta pra outra. A vida tá aí, sempre trazendo novas oportunidades!

E o segundo ponto, pra mim o mais importante, é alinhar as expectativas. Mas você acabou de falar para eu não criar expectativas. Sim, eu falei! Mas alinhar expectativas é um pouco diferente do que citei acima. Alinhar expectativas é sentar com a pessoa que você se relaciona para descobrir se vocês estão na mesma sintonia.

E como eu faço isso?

Quando estiver ficando com alguém e ficar na dúvida se caí fora ou se continua. Pergunte! “Fulano, o que você está achando do que estamos vivendo? Você acha que vamos longe ou devemos ir mais devagar?”.
No trabalho, ao invés de ficar irritada porque até agora não conseguiu uma promoção, pergunte para o seu chefe se o que você anda fazendo está sendo satisfatório, se a tal promoção será em breve ou se ele não tem prazo para isso. Se você estiver com propostas melhores e pelo assunto notar que ali você não vai muito mais longe é a hora de arriscar!

Parece assustador, e direto demais. Mas pode ter certeza que se a pessoa que está com você for madura vai achar super normal as suas dúvidas e se bobear também estava com vontade de alinhar isso, só que não sabia por onde começar.

Alinhar expectativas é muito bom. Você deixa de tirar suas próprias conclusões ou ficar imaginando o que o outro pensa e torna tudo muito mais prático. Sempre que eu converso com as pessoas sobre as coisas que citei acima sinto que todos nós precisamos ser mais diretos, menos medrosos, criarmos menos expectativas e alinhar as expectativas sempre!

O fracasso no relacionamento é muito frequentemente um fracasso na comunicação.
(Logstrup, Knud)

ACESSE!

Matéria anterior
Single "Sei que você gosta" será revelado em julho!
Próxima matéria
Signos do zodíaco em nu artístico

Mais do É Pop

Menu