Nesta sexta-feira, 6 de abril , equipes de Saúde estarão na Igreja Matriz, no Centro, oferecendo o exame
Rio das Ostras vai oferecer testes rápidos de identificação do vírus HIV nesta sexta, dia 6, das 8h30 às 16h30, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Centro. A ação marca o Dia Estadual do Diagnóstico Precoce do HIV. Além do exame, as equipes de saúde vão orientar a população sobre prevenção e tratamento e distribuir preservativos.
A iniciativa é promovida em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Pastoral da Aids, Escola de Enfermagem da UFF e o Conselho Gestor do Serviço de Assistência Especializada – SAE, ligado ao Programa Municipal de IST/Aids.
Saber do contágio precocemente aumenta a expectativa e a qualidade de vida do paciente com HIV e ainda contribui para interromper a cadeia de transmissão. Para marcar essa importância, o Estado do Rio de Janeiro instituiu a data de 7 de abril como o Dia de Diagnóstico Precoce de HIV.
DIAGNÓSTICO – O teste rápido é simples, realizado a partir da coleta de saliva do indivíduo e o resultado fica pronto em menos de 20 minutos.
Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações ganha em qualidade de vida. Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado. Por isso a importância de obter o diagnóstico o mais breve possível.
PROGRAMA – Rio das Ostras conta com o Programa Municipal IST/HIV/Aids/Hepatites Virais, que reúne uma equipe técnica multidisciplinar, com infectologista, pediatra, ginecologista, farmacêutico, nutricionista, psicólogo, dermatologista, equipe de enfermagem e assistente social.