Saiba qual o melhor combustível para usar no seu carro durante o inverno

Você sabe qual o melhor combustível para usar no seu carro durante o inverno? Essa é uma informação que todo motorista dono de um carro flex deve saber. Afinal de contas, ter esse tipo de resposta permite escolher aquele combustível que não demora tanto tempo para fazer o automóvel pegar nas manhãs de tempo frio, bem como não precisará adquirir um veículo com recursos próprios para isso.

Hoje em dia, na maioria dos casos, o Brasil trabalha com dois tipos diferentes de combustíveis: o etanol e a gasolina. Em alguns contextos específicos, o diesel também é bastante usado. Por causa disso, a maior parte dos veículos vendidos no país é de motor flex, que aceita tanto o uso de gasolina quanto de etanol. No entanto, essa flexibilidade vem com algumas ressalvas como o fato de que nem todo combustível é bom em todo momento.

Confira abaixo qual o melhor combustível para usar no seu carro durante o inverno e saiba como decidir entre etanol e gasolina no dia a dia!

Qual o melhor combustível para usar no seu carro durante o inverno?

A questão sobre o “melhor combustível” a ser usado é sempre complexa, pois envolve muitas variáveis. Normalmente, temos de pensar no preço, na qualidade do combustível para o automóvel e na experiência que teremos ao dirigir. É por isso que não dá para ter uma única resposta a essa pergunta, já que a ordem de prioridade nessas variáveis depende de cada motorista.

No entanto, o fato de estarmos em um período de frio ou não influencia em apenas uma das variáveis: a experiência de dirigir, já que tanto o preço dos combustíveis quanto a sua qualidade para o automóvel são iguais, independentemente da estação do ano.

Sendo assim, há um elemento a ser considerado: o etanol demora mais para fazer o carro pegar quando estamos no inverno.

A explicação para isso é bem simples: o etanol tem mais dificuldade para iniciar a combustão que liga o motor em condições mais frias. A gasolina, nesse caso, é mais volátil e queima mais facilmente.

Por essa razão, carros a álcool tendem a apresentar problemas para dar a partida em ambientes mais frios (um dos motivos que explicam a não popularização do etanol em outros países, por exemplo).

Para solucionar esse problema, muitas montadoras usam o “tanquinho”, um reservatório de combustível que joga gasolina para dar partida no motor e, em sequência, o carro usa esse calor para conseguir queimar o etanol normalmente.

Nesse sentido, sim, o etanol é um combustível “pior” para ser usado no inverno, pois exige o uso do tanquinho ou faz com que o motorista passe pelo incômodo de ter que brigar muito para conseguir dar partida no carro.

Já a gasolina consegue fazer o carro “pegar” em temperaturas baixas, o que para o padrão de clima do Brasil é o suficiente para nunca enfrentar esse tipo de problema. Sendo assim, ela é considerada o “melhor combustível” para ser usado no inverno.

Como escolher entre etanol e gasolina?

Como dito, escolher entre etanol ou gasolina é uma questão muito complexa, com vários fatores em ação.

Um deles é o preço. Aliás, para a maioria dos consumidores, o preço é o fator principal e prioritário para escolher qual combustível usar em seu automóvel flex.

Normalmente, antes de tomar essa decisão, o ideal é usar uma fórmula divulgada pelo Notícias Automotivas. Nessa fórmula, devemos dividir o consumo do carro com etanol pelo consumo com gasolina e, então, remover 1% disso. O resultado será a porcentagem do preço da gasolina que o etanol pode chegar para ser a escolha mais vantajosa.

Vamos explicar de maneira mais simples com um exemplo:

Suponha que o seu carro faça 13 km/l de gasolina e 9,7 km/l de etanol. O primeiro passo é dividir 9,7 por 13 e chegar ao resultado de 74% (0,74). Retiramos 1% disso e chegamos a 73%. Ou seja: o etanol pode custar até 73% do preço da gasolina, não podendo passar disso. Se ele estiver dentro desse limite, é considerado o mais vantajoso.

Considerando o preço médio da gasolina a R$5,60, por exemplo, isso faria com que o etanol pudesse custar até R$4,09. Se o litro custar menos do que isso, use etanol; se custar mais, use gasolina. Viu como é fácil?

E aí, agora que você já sabe qual o melhor combustível para usar no seu carro durante o inverno e como escolher entre etanol e gasolina no dia a dia, não vai mais errar na hora de selecionar um combustível no posto de abastecimento. Lembre-se de que, de fato, o etanol demora mais para esquentar no inverno, mas isso não significa que ele é o combustível menos indicado para você. Existem recursos para compensar isso, caso o álcool esteja mais barato no momento.

Gostou do conteúdo? Na época do inverno, você abastece seu carro com qual combustível? Comente abaixo!

Matéria anterior
Fã de Phil Collins, Taty Pink já dublou Madonna e Xuxa no começo de sua carreira como cantora
Próxima matéria
Qual a melhor forma de comprar um veículo usado?

Mais do É Pop

Autor (a) da postagem