A psicóloga e coach preparou um teste para você avaliar o seu grau de otimismo e pessimismo
Por Rosangela Sampaio
Muitas pessoas aproveitam o fim de ano para fazer uma lista de objetivos para o próximo ano, mas encontram dificuldade em cumpri-los.
O primeiro ponto que precisamos prestar atenção é onde está o nosso foco e como estamos usando a nossa energia. Para começarmos a entender como podemos mudar o nosso comportamento, é preciso basear as nossas questões em dois pontos:
- Problemas e limitações que precisam ser resolvidos e eliminados;
- Sonhos e metas a serem conquistados.
Agora que você já sabe quais mudanças são importantes, a partir de agora é que seu sucesso está na capacidade de focalizar as coisas importantes. Então, trago uma pergunta poderosa: você está mantendo o foco nas coisas que, de fato, são importantes na sua vida?
Tenho uma notícia! A capacidade de manter o foco, até que a mudança aconteça, está ligada à sua maturidade emocional, e são doses diárias de realização em direção a uma grande meta, ações disciplinadas, sem cobranças excessivas e muito otimismo.
Ao construir uma forma mais positiva de pensar, você se torna mais confiante de que atingirá os resultados esperados e lida com as adversidades partindo do princípio de que você tem poder.
Conquistas não são uma simples questão de direção, metas e objetivos, mas sim de quem é você, qual a sua atitude e quanto você se dedica à sua excelência pessoal.
Formule melhor o que você deseja
Atente-se a estes dois exemplos de objetivo: “Quero perder peso em 2020” e “Quero perder 10 kg até junho de 2020 para viver com mais qualidade de vida”. Viu a diferença?
Para você colocar em prática o que planeja na virada, é necessário ter um objetivo bem formulado, que deve ser claramente definido, mensurável e realista. Precisa ter relevância para a sua vida em um prazo estipulado. Para o psicólogo Edwin Locke, pioneiro na teoria de estabelecimento de metas, seu desempenho é muito mais direcionado ao formular objetivos que atendam a esses critérios.
Vamos testar o seu nível de otimismo para começar 2020 com o pé direito em direção às suas realizações?
O questionário a seguir eu desenvolvi para ajudar você a avaliar o seu nível de otimismo. Vamos lá!
- Fico desestimulado facilmente.
- Verdadeiro
- Falso
- Fico deprimido mais do que gostaria.
- Verdadeiro
- Falso
- Eu fracasso mais do que deveria.
- Verdadeiro
- Falso
- Sempre visualizo o lado negativo das coisas.
- Verdadeiro
- Falso
- Sempre acredito que as coisas vão dar errado.
- Verdadeiro
- Falso
- Quando algo de bom acontece acredito que é pura sorte.
- Verdadeiro
- Falso
- As pessoas têm boas razões para não gostarem de mim e sempre querem puxar o meu tapete.
- Verdadeiro
- Falso
- Sou vítima das circunstâncias, não consigo mudar.
- Verdadeiro
- Falso
- Entra ano, sai ano e nada muda.
- Verdadeiro
- Falso
- Acredito em tudo ou nada, não existe meio termo.
- Verdadeiro
- Falso
Nenhuma resposta “A”: não é uma pessoa pessimista.
De 1 a 3 respostas “A”: exibe um ou outro comportamento pessimista. Você precisa avaliar, checar hábitos e atitudes que podem gerar comportamentos pessimistas.
De 4 a 6 respostas “A”: possui uma boa parte de comportamentos pessimistas. Se a sensação angustiante se manifestar com frequência, cogite procurar um acompanhamento.
De 7 a 10 respostas “A”: apresenta a maioria dos comportamentos pessimistas. Você cultiva hábitos prejudiciais para o seu desempenho. Está na hora de buscar auxílio profissional.
Rosangela Sampaio é psicóloga (CRP06/130574), coach, palestrante e escritora. Atende de forma presencial e online. Saiba mais em @rosangelasampaiooficial