A Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) divulgou ontem o IFPI Digital Music Report, relatório anual da indústria da música digital. De acordo com o relatório, a receita de música cresceu 12% na América Latina em 2016, o maior aumento para todas as regiões globalmente. Pelo sétimo ano consecutivo, o crescimento na América Latina superou outras regiões do mundo. A música digital representa hoje metade do mercado total na América Latina, onde houve também um aumento de 57% na receita de streaming.
Para complementar os dados divulgados pelo estudo, o Spotify celebra o crescimento na América Latina. Will Page, Director of Economics do Spotify comenta:
“O que o Spotify se propôs a fazer há dez anos está finalmente acontecendo. A indústria da música está crescendo, graças ao crescimento do streaming, e o Spotify – como o maior player em música por assinatura – está impulsionando esse crescimento.”
“A história de sucesso do Spotify expandiu além dos mercados já estabelecidos, com o Brasil e o México agora formando dois de nossos quatro principais países no mundo todo, em termos de alcance. Quando o setor teve um pico em 2000, o Brasil e o México eram o 7º e 8º maiores mercados do mundo, respectivamente. O aumento da adoção de smartphones (atingindo muito mais pessoas do que os CDs já fizeram), combinado ao sucesso do Spotify, cria o potencial para que esses mercados emergentes cresçam mais ainda e excedam os picos anteriores.”