Swing & Simpatia e Araketu são as atrações musicais deste fim de semana na Arena Sesc Verão 2026 em Casimiro de Abreu

Além de shows, Praião e Prainha de Barra de São João serão palco de oficinas esportivas com atletas renomados, exposições e atividades recreativas

A estação mais quente do ano está agitando a cidade de Casimiro de Abreu, na Costa do Sol. Até o dia 1º de fevereiro, o município recebe o Sesc Verão 2026, que nesta 8ª edição acontece em 25 cidades do estado do Rio de Janeiro. O projeto levará uma programação gratuita de lazer, recreação, esportes e shows a mais de 50 espaços públicos e de parceiros, em todas as regiões do estado – de praias a praças, parques e shopping centers, além de unidades do Sesc. O evento é realizado pelo Sesc RJ, com apoio das prefeituras e dos sindicatos varejistas.

As atrações do Sesc Verão na cidade estão concentradas no distrito de Barra de São João. Dois importantes espaços da região serão palco de shows musicais, assim como de competições e oficinas esportivas com a participação de atletas de diversas modalidades, e variadas atrações culturais e recreativas.

Neste fim de semana, a Arena Sesc Verão montada no Praião de Barra de São João receberá mais dois grandes shows – Swing & Simpatia no sábado (24/01) e Araketu no domingo (25/01). E no último fim de semana de evento na cidade se apresentam por lá Leandro Sapucahy (31/01) e Pique Novo (1º/02). Aos sábados, as apresentações têm início às 22h, e aos domingos, às 21h.

Swing & Simpatia é a atração deste sábado, dia 24, no Praião.

 

Já na Prainha, a partir das 16h30, acontecem os shows dos artistas locais Ruan Solis (24/01) e Afroribeirinhos (25/01). E no último fim de semana, de Thati Dias (31/01) e Omnia Vincit (1º/02).

No calendário de atrações esportivas, o público do Praião de Barra de São João contará com oficinas capitaneadas por campeões olímpicos e mundiais: Futebol Freestyle com Adonias (24/01, às 10h), Vôlei de Praia com Jackie Silva (25/01, às 15h), Skate com Ítalo Penarrubia (1º/02, às 10h) e Futmesa/ Altinha com Rafaella Fontes (1º/02, às 15h). Além de jogo demonstrativo com oficina da equipe de Vôlei de Praia do Sesc Botafogo (31/01, às 10h) e o Jogo das Estrelas com celebridades (31/01, às 15h). E ao longo do evento, das 09h às 17h, a garotada contará com atividades recreativas com diversos brinquedos infláveis.

Tantas outras atividades acontecem na Prainha de Barra de São João, como intervenções culturais, ações de promoção da saúde e atividades de preservação ambiental. Entre os destaques, apresentações circenses (25 e 31/01, 1º/02) e de Dança Aérea (24/01), a partir das 15h; e a intervenção literária “A poesia salva vidas”, do artista Max Mendes, que se apresenta caracterizado do personagem Salva-vidas e oferece ao público barquinhos de papel poéticos com clássicos da literatura (24/01, às 10h).

O espaço ainda abriga três exposições, até o dia 1º/02, das 09h às 18h. A sensorial e literária “Avistar Horizontes Poéticos”, de Daniel Brandão e Ana Paula Simonaci, que acontece em um espaço ao ar livre, com cadeiras personalizadas que exibem versos impressos em seus assentos e lunetas acopladas, posicionadas para que o visitante visualize, à distância, uma bandeira com a continuação do verso. O objetivo é promover uma experiência de leitura diferente, que une observação, descanso e poesia, de forma interativa e acessível. A mostra “Verão de Cuidados”, ação educativa voltada à promoção da saúde e do autocuidado durante o período de verão, que convida o público a refletir sobre hábitos saudáveis e práticas preventivas por meio de orientações relacionadas à pele, hidratação e alimentação saudável (também até 1º/02, das 09h às 18h). E “Conecta Mar”, exposição interativa criada para valorizar os ecossistemas costeiros de Barra de São João.

E nos dias 24, 25 e 31/01, o Praião de Barra de São João recebe a ação de sustentabilidade Recolhe Mais, campanha de educação ambiental idealizada pelo Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS), que se propõe a ensinar e dar destinação adequada aos principais tipos de resíduos gerados durante o projeto Sesc Verão, como latas de alumínio e aço, garrafas PET e garrafas de vidro, embalagens longa vida e de plástico, descartados diretamente nos equipamentos Recolhe Mais ou coletados por integrantes das coletas volantes, garantindo, assim, sua destinação ambientalmente adequada.

“O Sesc Verão movimenta toda a cadeia do turismo e cultura, além de fortalecer o comércio, impulsionar a hotelaria, gerar empregos temporários e atrair visitantes para a cidade. É um evento que vai além do lazer, porque estimula a economia local e contribui diretamente para o desenvolvimento do setor turístico”, afirma Marcelo Ayres, presidente do Sindicomércio de Casimiro de Abreu.

A programação completa do Sesc Verão 2026 estará disponível em breve em www.sescverao.com.br.

Matéria anterior
IZA apresenta novo show no Rio de Janeiro

Mais do É Pop

Autor (a) da postagem