
Antes de mais nada; devemos entender que o idoso procura a academia ou a prática regular de exercícios por diversas razões e objetivos. Entretanto, principalmente, nas pessoas acima dos 60 anos, os benefícios associados a pratica regular de musculação sobre a funcionalidade e independência motora parece ser o motivo que leva a grande maioria as academias.
Assim sendo, o treinamento deve (ou DEVERIA) ser funcional no sentido literal da palavra: “Relativo a função; desenvolvido ou executado para ser eficaz, para obter o máximo de próprias capacidades, para ser prático, útil, eficaz”
O treinamento, nesse caso, deve incluir exercícios que melhorem a realização de atividades diárias e consequentemente a qualidade de vida.
O temido e amado agachamento é um exercício extremamente funcional, principalmente para o idoso. O agachamento reflete diretamente na capacidade funcional de movimentos utilizados no dia a dia como: subir escadas, sentar, levantar da cama, ir ao banheiro, ficar em pé entre tantas.
Sendo assim, salvo em casos de alguma restrição em particular e específica, TODOS DEVEM AGACHAR! PRINCIPALMENTE OS IDOSOS!!
As evidências mostram que, na realidade agachar é extremamente saudável e que não prejudica os joelhos, cervical ou coluna lombar (como muitos ainda hoje, erroneamente acreditam).
Os riscos do agachamento, na verdade, são causados pela falta de preparação para o exercício e excesso de carga (o que leva a falha técnica do movimento). A própria NSCA (National Strength and Conditioning Association) indica que o exercício só é potencialmente lesivo quando existe overtraining, técnica inadequada ou imprópria, anormalidades estruturais pré-existentes, fadiga e lesões de outros esportes.
Vale sempre lembrar que existe uma grande variedade e técnicas de agachamento podendo ser realizado com diversas sobrecargas, apenas com peso corporal ou ainda com o auxílio de uma cadeira ou banco, em casos mais específicos.
Sendo assim, fica claro a extrema importância de um profissional competente e qualificado para poder orientar a melhor forma de AGACHAR SIM, e com isso extrair o melhor do resultado do aluno, seja ele qual for. Sabemos que o agachamento é uma ótima e imprescindível ferramenta na saúde funcional do idoso, mas também vimos que mal orientado e prescrito esse poderoso exercício pode comprometer não só o treino como até mesmo a saúde do aluno/ praticante.
Por Abnel Junior / Juliano Mendes Assessoria