Varal da Vovó leva arte e memória às unidades de assistência social de Rio das Ostras

Exposição apresenta figurinos e adereços criados por artista autodidata de 84 anos e promove oficinas gratuitas de patchwork. Foto: divulgação

Em julho, as quatro unidades do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Rio das Ostras receberão a Exposição Itinerante Varal da Vovó, iniciativa cultural que une arte e memória. O projeto leva ao público figurinos, fotografias e adereços criados pela artista autodidata Maria Augusta, de 83 anos, em espaços públicos voltados à proteção social básica da população.

Os itens que serão expostos foram produzidos para os espetáculos “Circo para Todos”, “Hoje tem Marmelada!”, “Carnaval Rio das Ostras 2015” e “Arraiá — Nossa Festa é de Paz”. A mostra ficará disponível nos horários de funcionamento das unidades, com entrada gratuita.

Além da exposição, o projeto oferecerá oficinas de patchwork gratuitas com a artista e educadora Voa Vênus, em dois horários por dia: às 10h e às 14h. Com mais de uma década de experiência em reaproveitamento criativo de resíduos têxteis, Voa Vênus já atuou em projetos culturais no Rio, São Paulo e Bahia. Suas oficinas unem costura, consciência ambiental e incentivo à economia circular.

O “Varal da Vovó” tem como objetivo valorizar os saberes ancestrais e estimular o empreendedorismo criativo entre os públicos atendidos pelos CRAS. Para Eder Veríssimo, produtor da mostra, a proposta reforça o papel da cultura na construção de vínculos comunitários e na valorização da memória local. “É uma ação que aproxima gerações e fortalece a autoestima de quem muitas vezes não se vê representado nos espaços de arte”, destaca o curador.

Programação:

01 de julho

Oficina de Patchwork – 10h e 14h

Local: CRAS CENTRAL – Rua Três Marias, s/nº – Parque da Cidade – Nova Cidade

 

08 de julho

Oficina de Patchwork – 10h e 14h

Local: CRAS SUL – Rua Serafim Bastos, s/nº – Cidade Beira Mar

 

15 de julho

Oficina de Patchwork – 10h e 14h

Local: CRAS NORTE – Rua Peperônia, Qd 82 – Cláudio Ribeiro – Âncora

 

22 de julho

Oficina de Patchwork – 10h e 14h

Local: CIC – DR. GILBERTO S. BARCELLOS, Rua Francisco de Mattos, s/nº- Nova Esperança

 

EXPOSIÇÃO DE FIGURINOS E FOTOGRAFIAS 08h às 16h

**As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.

Matéria anterior
Varandas do Boticário oferece espaço confortável para curtir Arraiá do Sambotica
Próxima matéria
Rio recebe pela primeira vez Watch Party oficial de Drag Race Brasil

Mais do É Pop