As novinhas, as mais “velhinhas”, os rapazes, os coroas… Não importa a idade. O fato é que “tá todo mundo descendo”. Essa expressão te remete à algo? Certamente sua resposta será um sonoro “sim”. O hit “Várias Novinhas”, sucesso absoluto na voz de Léo Santana, também ecoada pela voz de Wesley Safadão, já é cotada como a música do carnaval 2018.
Também pudera. A letra fácil, gostosa e instigante, de autoria Breno Casagrande, Samir Trindade e Rafinha Rsq, é daquelas chicletes. Aliás, por falar em Casagrande, o cara, mesmo jovem, já tem colecionado títulos significativos. Ele também é autor do hit “Taquitá” – juntamente com Samir Trindade e Tierry – sucesso na voz da Claudia Leitte. “Em 2017, ganhamos o prêmio Band Folia nacional como melhor música do carnaval. Além de outros cinco prêmios”, revela o compositor. Mas não é só. Esse ano, Casagrande também pode levar o título de melhor música com Tirirititi, na voz do Tayrone. Esta, ele compôs em parceria com Samir e Kevi Jonny.
Pois é: “Várias Novinhas” não sai da cabeça e tem levado multidões ao chão desde o primeiro dia de folia da capital baiana. Agora, vem cá: de onde veio inspiração para compor o hit? Com a palavra, o próprio autor: “a querida inspiração não gosta muito de rotina. Ela quem escolhe os horários. Sentamos para compor para o Wesley Safadão em um dos nossos encontros semanais. A gente não estava com nada preparado. Foi presente dos céus. Se gastamos muito, foram 20 minutos para fazer essa moda. Aí quando o gigante ouviu, ele deu a voz: eu quero! Eu quero! Manda pra ninguém, pai! Essa é do gigante”, conta Casagrande, sem conter o largo sorriso, referindo-se a Léo Santana. “Graças a Deus tem repercutido no País inteiro. Mais de 60 repertórios pelo Brasil”, continua.
Breno tem apenas 23 anos e já mostra para que veio. O talento para as letras está no DNA. Ele é filho do renomado compositor Paulo Jorge, autor de vários hits de sucesso no mercado do axé. Só para citar alguns: “Vai sacudir, vai abalar”, “Coração de bola” e “Hora da Partida”. “Componho desde muito jovem. Quando criança, meu pai sempre me pedia que eu compusesse canções, uma espécie de dever de casa. Me encantei e não parei mais. Minha primeira música foi gravada em 2013, quando tinha 18 anos”, conta Casagrande.
Além do pai, o “dono” das “várias novinhas” diz que também se inspira em Samir Trindade que, além de parceiro de trabalho, é um grande amigo. Bem como em Djavan, Flavinho do Kadet, Thiago e Samuel, Junior Angelim, Magno Sant’Anna, Escandurras, Rafinha RSQ, Junior Pepato, Hiago Nobre, Robson Lima, Kinho Chefão, Bruno Caliman, e tantos outros que, além de influenciadores, são parceiros.
Para Samir, que tem mais de 10 anos no ramo da música e já coleciona mais de 500 composições, esse negócio de ter uma composição na lista das concorrentes ao título de música do carnaval é “viciante”. “A expectativa é a melhor possível. Ainda mais porque este ano estamos ao lado de Léo Santana. Curiosamente, no ano passado, fomos uma espécie de concorrentes”, observa Samir.
Ainda segundo o compositor, ver o cordeiro, o homem com isopor na cabeça, ou seja, pessoas reais, e não internautas, compondo uma multidão dançando e cantando a música de autoria dele é uma sensação indescritível. “Realmente, é emocionante. Considero esse o verdadeiro prêmio”, confessa Samir.
Outros sucessos
Além de “Taquitá” e “Várias Novinhas”, Breno Casagrande tem letras regravadas por nomes d epeso no cenário nacional. Na lista, “Fazer amor”, com Thiaguinho; “Quem me viu, mentiu”, com Simone & Simaria; “Taco Taco”, com o Léo Santana; “Caminhão de pinga”, sucesso no triângulo mineiro com Tallis & Wellington feat. Humberto & Ronaldo; “Comunicado oficial”, com João Neto & Frederico; e tantas outras. “Sou grato a Deus por tantas obras, mas estou certo que 2018 será o ano mais incrível da minha vida no mercado da música. Já tenho alguns projetos em andamento, mas prefiro deixar em segredo”, contém-se Casagrande.
Ah! Não é só. Fora os já citados, o compositor baiano também já emplacou canções na voz de Matheus & Kauan, Kevinho, Maiara & Maraisa, Daniel, Gabriel Diniz, Aviões, Avine Vinny, Pablo, Babado Novo, Harmonia do Samba, Jau, Igor Kannario, Afrodisíaco, Papazonni, Wallas Arrais, Circuladô de Fulô, Rayanne & Rafaela, dentre tantos outros. É mole? Qual é a receita? “A minha grande inspiração vem dos céus, vem de Deus! Ele é o cara! Mas confesso que paixões, histórias, frases de internet e amores são vitais. A tal cereja do bolo, a frase de efeito, uma melodia impactante, um refrão chiclete. Tendo isso, é 90% de chance de se tornar um hit”, revela Casagrande.