Desde agosto de 2024, o visto de turismo para Israel sofreu com algumas mudanças. Ficou obrigatório a apresentação da Autorização Eletrônica de Viagem, também chamada de ETA-IL.
Esse documento é completamente importante e libera a entrada do turista ao país. Por isso, todo o processo para solicitação e obtenção do visto deve acontecer de forma responsável e meticulosa.
No país, porém, existem algumas modalidades diferentes de visto. Vale destacar que Israel aceita o passaporte brasileiro sem visto, mas exige a apresentação do ETA. Entenda mais sobre o assunto a seguir:
É preciso ter um visto para Israel?
Em 2012, Israel abriu as suas fronteiras, permitindo a entrada de turistas de vários lugares do mundo. Na lista de países liberados está o Brasil. Ou seja, não era necessário um visto para entrar no país.
Porém, a partir de agosto de 2024, tornou-se obrigatório a apresentação de uma Autorização Eletrônica de Viagem para os turistas que desejam entrar no país com fins turísticos.
No entanto, se a intenção da viagem é outra, como estudar ou trabalhar, é necessário solicitar uma autorização para a estadia. Esse documento é um requisito obrigatório.
Para os viajantes que desejam imigrar e trabalhar em Israel, o visto para a modalidade acaba sendo dividido em categorias. Tudo depende da natureza do trabalho e da duração da estadia.
Da mesma maneira, os estudantes que desejam estudar em instituições israelenses, é preciso entrar no processo para emissão do visto para a modalidade. Pode incluir permissões para estágio ou trabalho em tempo parcial.
Por fim, vale destacar que existe mais uma modalidade para entrar em Israel: o visto religioso. Eles são destinados a missionários e clérigos que participam de voluntários em Israel.
O processo para obtenção do visto para Israel pode ser bem simples e prático. No entanto, é necessário que todos os passos sejam seguidos de forma atenciosa, a fim de evitar problemas futuros na imigração.
Para solicitar o visto para Israel, é necessário separar alguns documentos e cumprir requisitos gerais. É preciso ter um passaporte válido, com o prazo de validade de, no mínimo, seis meses a partir da data prevista para entrar no país.
Além disso, também é preciso preencher um formulário de solicitação do visto, que fica disponível de forma online. Você também terá que anexar fotos recentes, a fim de identificação.
Em alguns casos, como em vistos de estudantes, também pode ser necessário apresentar provas financeiras, demonstrando os recursos suficientes do solicitante, mostrando que é capaz de se sustentar durante a estadia no país.
Para isso, pode ser solicitado documentos como cartas de emprego, extratos bancários e/ou outros documentos que comprovem a sua capacidade financeira. Também pode ser exigido uma carta convite, com propósito da viagem, duração, nome da instituição e outros detalhes.
Por fim, também podem ser necessárias provas de alojamento, como reservas de hotel ou até mesmo a carta de um convite de residentes em Israel. Eles detalham onde o solicitante ficará hospedado.
Para fazer a solicitação, você pode entrar no site da embaixada de Israel. Também é possível visitar um consulado. Logo depois, será necessário fazer o pagamento da taxa de solicitação. Geralmente, o pagamento é por cartão de crédito.
Depois disso, é preciso esperar o prazo para o processamento do visto. Geralmente, o processo demora cerca de 72h, mas depende que todos os passos sejam realizados de forma correta.

Como ter uma solicitação bem-sucedida
Para você ter uma solicitação do seu visto para Israel bem-sucedida, é muito importante que todos os passos sejam seguidos fielmente. Por isso, tenham uma organização dos documentos e certifique-se que todos os documentos necessários estão com a validade em dia.
Verifique se o seu passaporte está dentro do prazo de validade, assim como o formulário de solicitação está bem preenchido. Selecione uma foto recente. Se necessário, tenha as devidas provas financeiras e uma carta convite ou prova do seu alojamento.
Para isso, por exemplo, você pode criar uma lista de verificação. Isso ajudará com que você garanta que não esqueceu nenhum detalhe e está aplicando corretamente para o seu visto.
Além disso, verifique quais são os requisitos específicos para cada tipo de visto. É muito importante que você saiba quais são as exigências e se você realmente se encaixa na modalidade a qual está aplicando.
Por exemplo, os vistos de trabalho podem exigir cartas de emprego ou contrato com o seu futuro empregador. Já os vistos de estudantes podem pedir comprovantes de matrículas ou cartas de aceitação das instituições acadêmicas.
Outro ponto muito importante é em relação aos prazos. Sempre consulte todos os prazos e quais são os períodos de alta demanda. Isso ajudará você a evitar possíveis atrasos.
Por isso, é fundamental que o início do processo de obtenção do visto aconteça com antecedência em relação à data prevista da viagem. Afinal, são diversos fatores que podem prolongar o tempo de processamento.
Lembre-se que o planejamento é a palavra-chave para ter sucesso na sua obtenção do visto para Israel. A partir disso, as suas chances para garantir o acesso ao país ficam ainda maiores.
Por fim, é muito importante ficar de olho em todas as novidades nas políticas de visto, pois mudanças recentes impactam na hora de realizar algum dos procedimentos e requisitos.
Busque estar atualizado sobre qualquer mudança na legislação. Pesquise sobre mudanças nas taxas de visto, exigências adicionais de documentação e/ou alterações nos critérios de elegibilidade.
Para isso, utilize os recursos e a assistência disponível. Consulte os sites oficiais do governo israelense, assim como embaixadas e consulados. Faça isso com certa regularidade. Afinal, é a fonte primária para orientações detalhadas sobre todo o processo de solicitação.
Conheça a Mundo dos Vistos
Todo o processo pode parecer muito simples e acessível. Porém, a solicitação também consegue ser mais complexa do que realmente parece. Por isso, uma assistência especializada acaba sendo fundamental para solicitar o seu visto para Israel.
A partir disso, você terá a orientação especializada para cumprir todas as exigências burocráticas, de maneira mais eficiente. Ou seja, todo o processo será ainda mais simples e prático.
Para isso, você pode contar com o apoio da Mundo dos Vistos. Com uma equipe especializada, o processo de obtenção do visto para Israel fica ainda mais facilitado e simples.













