A Música Popular Brasileira (MPB) já produziu talentos reconhecidos mundialmente, como João Gilberto, Tom Jobim, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, entre outros. Embora esses nomes continuem em evidência, uma nova geração vem ganhando espaço com artistas de qualidade, talento e obras extremamente promissoras.
Nos últimos anos vimos surgir nomes da nova MPB como Anna Vitória, Gabriel Choca, Mar Aberto, Vitor Kley, Malu com a Banda do Mar, personalidades que ainda vamos ouvir muito nos próximos anos e já contam com legiões de fãs.
Com apenas 18 anos de idade Gabriel Choca é uma das vozes da nova MPB, jovem que já conta com uma experiência fora do país, é carinhosamente chamado de “Ed Sheeran do Brasil” pelo seu fã clube e está prestes a lançar uma nova música no fim deste mês.
Conversamos com Gabriel referente a carreira até aqui, os meses vivendo no exterior e expectativas para o retorno dos eventos no fim deste ano. Ele também revelou alguns detalhes sobre “Te Amo Demais”, a sua nova composição.
É Pop na Web: Gabriel, como você se define como artista?
Gabriel Choca: Tento trazer muita originalidade e musicalidade nas minhas músicas de uma forma que todos que escutarem vão saber e sentir o que eu tenho para transmitir a minha verdade, que transmitem as realidades da vida vistas de certa maneira, e isso de alguma forma tem que tocar as pessoas.
ÉPNW: Você se recorda dos primeiros contatos que teve com a música?
GC: Sim me recordo muito bem na verdade, me lembro de escutar Raul Seixas no carro com meu pai, cantar várias músicas com minha mãe no chuveiro, meu pai costumava me colocar em palcos em restaurantes ou comemorações, me lembro de um dia que fui parar em cima de um palco cantando abertura de um desenho animado.
ÉPNW: Mesmo sendo jovem, você já possui uma experiência fora do Brasil. Como foi essa experiência? Você teve a oportunidade de trabalhar com música?
GC: Passei um tempo entre 2019 e 2020, um dos períodos mais loucos da minha vida, estar em um país diferente conhecer novas culturas entender como a arte funciona naquele lugar foi incrível. Em Vancouver a maior parte dos artistas são atores, mas dentre eles existem os buskers que são os artistas de rua, então me enfiei um pouco no meio deles e toquei na rua em Vancouver, experiência que eu nunca vou esquecer.
ÉPNW: Desde 2020 o mundo passa por uma pandemia que prejudicou muito o trabalho de vocês músicos. Muitos aproveitaram esse período não apenas para fazer lives, mas também para compor e tirar um tempinho para si. Como foram os dias de Gabriel Choca durante a pandemia?
GC: A pandemia começou no meio de alguns projetos que estavam em processo o que acabou atrasando o andamento deles, mas ao mesmo tempo me trouxe momentos de introspecção onde pude ter tempo para me ouvir, me entender, e sintetizar tudo em forma de música, tive mais tempo para conhecer mais coisas estudar novos estilos, apesar de ter sido uma dor para todos com o sofrimento de toda a humanidade isso também trouxe uma reflexão para nós.
ÉPNW: O que você pode nos contar da sua nova composição, “Te Amo Demais”? Já possui uma data de lançamento?
GC: Foi uma das minhas melhores composições, uma das que eu mais gosto! Coloco grandes expectativas nessa música. Espero lançar ela muito em breve, acho que pro final de julho, dia 30, a música já estará disponível em todas as plataformas digitais.
ÉPNW: Para finalizar, quais são os seus planos como artista quando o processo de vacinação for concluído e os eventos retornarem?
GC: Apesar de ser novo, 18 anos, mas vivo a música sempre tocando desde 2017, tocando, sentindo o calor humano nos shows e apresentações que eu faço. Pretendo poder levar música e felicidade para o máximo de pessoas possíveis, sinto a falta desse calor humano em shows e conexão com o público que não é possível ter pela internet.














