Em exercícios como yoga, crossfit e musculação, características de elasticidade e resistência são imprescindíveis nas peças de treino
De acordo com um estudo realizado na Universidade Northwestern (EUA) pelos pesquisadores Hajo Adam e Adam D. Galinsky, a forma como nos vestimos tem grande impacto em aspectos psicológicos e comportamentais. Isso porque, além das vestimentas contribuírem para a expressão de personalidade e identidade, têm a capacidade de influenciar a percepção sobre nós mesmos e, assim, aumentar a autoestima.
Neste sentido, a escolha do visual tem um papel importante em diversas atividades, principalmente nas que exigem disposição. O exercício físico, por exemplo, requer esforço, autoconfiança e ânimo, portanto, buscar incentivos diversos – como treinar em grupo e investir em looks de treino adequados – é fundamental para praticar exercícios e melhorar o desempenho.
Tais estratégias são necessárias principalmente porque a maioria das pessoas não se sente motivada todos os dias para praticar atividades. Pensando nisso, listamos como a moda fitness pode ser utilizada de maneira assertiva, de acordo com os esportes.
- Yoga
No yoga, para além da motivação e melhora da autoestima, as roupas precisam garantir o conforto e permitir que os movimentos sejam livres, pense no estilo clean da Isis Valverde, que vive compartilhando práticas e conjuntos leves, com tops de boa sustentação e leggings macias. Neste sentido, é fundamental que o look para a atividade seja composto por tecidos leves que não comprometam a circulação nem atrapalhem a realização dos exercícios. Afinal, o yoga é constituído por movimentos de alongamento, que exigem uma grande flexibilidade de toda a musculatura.
Por isso, o recomendado é apostar em peças elásticas e leves – como tops com boa sustentação, leggings e shorts macios –, que auxiliam a manter a postura e a concentração nos exercícios.
- Crossfit
A intensidade é uma das características mais marcantes do crossfit. O esporte envolve movimentos de grande esforço físico, como levantamentos de peso, agachamentos e saltos de impacto, o que exige roupas específicas para a prática — inspiração boa aqui é a Gabriela Pugliesi, que aposta em peças de compressão, tops reforçados e camisetas respiráveis, firmes para acompanhar os impactos. Peças resistentes podem ser bem úteis no treino de crossfit; vale investir em camisetas de tecido que não ficam facilmente encharcadas, em razão do suor liberado durante o exercício.
- Musculação
Unir funcionalidade, conforto e estilo é uma forma não só de potencializar o desempenho na musculação, mas também de prevenir lesões durante o treino — e a Gracyanne Barbosa é um bom exemplo disso, combinando macacões e conjuntos de alta compressão, com costuras reforçadas, que dão firmeza sem tirar a mobilidade. Roupas elásticas e com costuras reforçadas, por exemplo, são ideais para a prática do exercício. Além disso, para que o visual fique adequado e estéticamente de acordo com sua preferência, uma dica é escolher peças alinhadas às cores e aos modelos que você gosta.
Ainda, é importante pontuar que, a depender da estação, há roupas que podem ser mais adequadas do que outras. Por exemplo, regatas e shorts de academia tendem a ser opções assertivas no verão, uma vez que são mais frescas e possibilitam que a regulação térmica seja realizada de modo mais rápido. Enquanto isso, leggings e camisas fechadas, de tecido denso, podem ser alternativas mais viáveis no inverno.
Quando der preguiça, olha pros exemplos e resolve no espelho: o clean confortável da Isis Valverde pro yoga, a compressão firme da Gabriela Pugliesi pro cross e os macacões de performance da Gracyanne Barbosa pra musculação. Escolhe o que conversa com teu corpo, deixa o set pronto na mochila e vai. A constância nasce desses detalhes — e um look que te favorece já é meio caminho do treino.












