O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas no mundo inteiro. Somente no Brasil, ele é usado por 122 milhões de pessoas, conforme pesquisa realizada por We Are Social e Hootsuite.
O que isso indica? Que boa parte desse público pode se tornar seus potenciais clientes. Sim, é possível converter a audiência do seu Instagram em vendas, seguindo dicas práticas e se dedicando na medida certa.
Fique conosco neste artigo super especial e aprenda os segredos de como vender no Instagram.
Os primeiros passos para vender no Instagram
Obviamente, a primeira coisa a se fazer é instalar o app e se inscrever. Existem algumas operadoras que oferecem o Instagram ilimitado em seus serviços, como nos planos Controle da Vivo; após um custo adicional, você aproveita o app com velocidade extra.
Outras como TIM Live e Oi planos, também oferecem uma alta velocidade de internet para usar as redes sociais. Ligue para o Telefone da TIM ou da Oi e saiba mais.
De qualquer forma, com o Instagram já instalado, inicialmente os ajustes precisam ser feitos nos três elementos principais do seu perfil: foto, bio e link.
- Foto: seu negócio precisa de uma foto atrativa, é comum colocar a logo; você também pode colocar só o símbolo iconográfico do negócio. Por exemplo, o símbolo da Netflix é somente a letra “N” estilizada. Ou use uma foto sua caso prefira ter seu perfil profissional ao invés de uma conta voltada para uma empresa propriamente dita.
- Bio: aqui você vai resumir em poucas linhas o que você faz; tente se diferenciar da concorrência ou de outros perfis profissionais colocando algo da sua personalidade ou individualidade do negócio.
- Link: o Instagram reserva um lugar próprio para você colocar o link do seu negócio/link para venda. Assim, não é preciso gastar caracteres da bio (que são limitados) para adicionar isso. Também não é necessário colocar o link para seu Whatsapp, pois o aplicativo tem botões próprios para contato. Recomendados colocar o link para seu site ou plataforma de vendas utilizada.
Lembre-se de investir em uma internet de qualidade para trabalhar melhor com o Instagram. A TIM Live, por exemplo, é um dos planos da TIM Fibra e tem internet de alta velocidade. Você também pode escolher seu plano no site Meu Plano.
Conta comercial para vender no Instagram
Existem dois tipos de conta no Instagram, as normais e as contas comerciais. Ter uma conta comercial possibilita várias ferramentas extras para você ter informações privilegiadas do seu negócio, como alcance e impressões; além de permitir a criação de propagandas e anúncios com o Instagram Ads.
Veja a seguir, algumas ferramentas de uma conta comercial.
📈 Instagram Insights na Conta Comercial do Instagram
O Instagram Insights é uma ferramenta excelente que mostra as métricas da sua conta, ou seja, o alcance dos seus posts em determinado período, as impressões, interações etc. Para acessar, você precisa já ter convertido o seu perfil para uma conta comercial; após, entre no perfil e clique em “Insights”.
Na nova tela, você terá todas as informações que precisa, podendo até mesmo ver quantas pessoas clicaram no seu link.
📢 Instagram Ads na Conta Comercial do Instagram
O Instagram Ads é o espaço reservado para os usuários publicarem anúncios na plataforma. As propagandas podem ser enviadas para o feed, stories, reels ou vídeos do IGTV. É uma ótima maneira de conseguir seguidores e converter o alcance em vendas.
Para uma melhor experiência no Ads, invista em uma excelente internet para não correr o risco da conexão cair quando você subir seus anúncios. Consulte a cobertura da TIM para planos Live TIM, ou consulte outras operadoras, como planos Vivo Controle ou planos da Oi.
🛍️ Instagram Shopping na Conta Comercial Instagram
O Instagram Shopping é onde você pode colocar os seus produtos à venda, é o local onde as pessoas visitam e compram como em uma loja virtual. É uma forma excepcional de aumentar as vendas e ter um espaço visualmente atraente para os usuários do Instagram poderem ver seus produtos e comprar por lá mesmo.
Branding nos conteúdos do Instagram
Você sabe o que é “branding”? Numa definição simples, o branding é a identidade visual e comunicacional da sua marca, sendo um padrão que você precisa seguir em todos os conteúdos. São as cores do negócio, a maneira que a marca se comunica, os valores etc.
Crie a identidade visual da sua marca e use-a em todos os posts. Os clientes vão se acostumar com o estilo de conteúdo e quando virem um de seus posts, vão saber imediatamente que ele é seu. Você terá um maior reconhecimento de marca.
Vender no Instagram é dedicação diária
Com estas dicas, seu perfil está pronto, mas ainda falta o principal: as postagens! Poste todos os dias ou, no mínimo, duas ou três vezes por semana. E é importante variar e postar stories, IGTV e, principalmente, reels.
O reels é uma ferramenta de vídeo curto e é a nova queridinha do Instagram. Tente postar pelo menos uma vez por semana e aproveite a grande audiência que o reels tem dentro do app. As visualizações podem se converter em seguidores ou até mesmo em vendas.
Quem quer vender no Instagram, precisa dominar o reels!
É importante também ter um plano de celular que te ajude a trabalhar, há muitos no mercado com alta qualidade, como a TIM Live, planos da Oi e Vivo Fibra. Consulte a disponibilidade dos serviços, verificando a cobertura TIM e demais.
É também possível escolher seu plano através de um comparador de planos, como o site Meu Plano. Nele, você descobre os melhores planos de celulares ou planos de internet, com o preço e localização que você quiser. Basta ajustar os filtros e escolher a operadora e plano que melhor te atende.
Autora: Alana Santos