Policial militar do Paraná foge do estereótipo comum de PM, vira escritor, acadêmico, acumula condecorações pessoais e prêmios literários
O policial militar Gerson de Jesus Monteiro Junior teve uma infância simples, criado em bairros periféricos da região metropolitana de Curitiba. Estudou em escolas públicas e logo após se tornar maior de idade, decidiu seguir carreira na área de segurança.
Aos 19 anos, entrou para o exército e, posteriormente, foi aprovado no concurso da polícia militar do Paraná. Apenas em 2018 ele realizou o seu sonho de ingressar em um curso de nível superior. E desde então, não parou mais de estudar.

Mais que um policial, um especialista em segurança pública
Em seus estudos universitários, Gerson Junior estudou segurança privada e logo em sequência, entrou na pós graduação.
Nessa segunda etapa dos seus estudos, se especializou em segurança pública, polícia comunitária, inteligência policial e polícia legislativa.
É pesquisador da área de direito e atuação policial, possui vários artigos científicos publicados e inúmeras participações em congressos de direitos humanos.
O policial mora em Curitiba e atua no 20º Batalhão da PM-PR, mas talvez não se enquadre no imaginário estereotipado que a maior parte das pessoas têm dos policiais.
Ele é lutador de jiu-jitsu e muay thai, adora música e literatura e sonha em um dia se tornar professor universitário.
Em seus momentos fora do batalhão, integra a Câmara Técnica de Defesa Policial, é revisor da Revista Brasileira de Estudos em Segurança Pública e colunista do jornal Folha de Curitiba. E é justamente com a escrita que sua trajetória se torna um tanto particular.

Das ruas às letras: a inspiração para a escrita veio do trabalho
O trabalho como escritor é um dos que mais orgulho Gerson Junior porque a literatura é uma das suas grandes paixões.
Narrado em primeira pessoa, seu livro Rádio Patrulha Auto traz histórias vividas pelo policial e retrata o dia a dia de uma equipe de RPA na capital paranaense.
Com uma escrita tipicamente envolvente das crônicas policiais, o livro recebeu diversos prêmios, como Ecos da Literatura, Melhores do Ano da editora Letras Virtuais, Troféu Maurício Vaitsman e Prêmio Polímata.
Gerson Junior também acumula condecorações pessoais importantes, como o Título de Embaixador Imortal da Paz (oferecido pela Organização Mundial de Defesa dos Direitos Humanos), a Medalha Comenda Internacional Diplomata Rui Barbosa, Águia de Haia, e também o Prêmio Mérito Nacional da Cultura Brasileira em Memória a Rui Barbosa, como destaque social e destaque literário.
A trajetória de Gerson Junior é inspiradora e um exemplo de que nunca é tarde para iniciar novos caminhos. Para conhecer mais sobre o Soldado Gerson, como ele se identifica, visite seu perfil no Instagram.











