Para celebrar o Dia Nacional do Voluntariado, a ONG JA Rio de Janeiro realizou ontem, dia 28 de agosto, o Dia D Voluntariar 2024. Durante a ação, foi aplicado o programa educacional “Conectado com o Amanhã” para todas as turmas do Ensino Médio do turno da manhã do Colégio Dom Infante Henrique, em Copacabana, na Zona Sul carioca.
Cerca de 400 alunos e alunas estiveram envolvidas na iniciativa, além de aproximadamente 50 pessoas voluntárias – entre elas, representantes da alta gestão de grandes e médias empresas, além do ator e humorista Fabio Porchat. A JA Rio de Janeiro se destaca quando o assunto é voluntariado corporativo. De janeiro a julho de 2024, a instituição já contou com quase 500 participações voluntárias durante a aplicação de experiências educacionais em 47 municípios do Estado, alcançando também 179 escolas. Desde 1999, a organização já registrou aproximadamente 18 mil participações voluntárias. Além disso, a organização também ganhou o prêmio de Melhor ONG em Filantropia, Voluntariado e Apoio à Sociedade em 2023, ficando ainda entre as 100 Melhores ONGs do Brasil.
O programa “Conectado com o Amanhã” possibilita às pessoas estudantes um momento de reflexão sobre seu futuro, oferecendo perspectivas de carreiras e informações sobre quais são as competências comportamentais apreciadas no mercado de trabalho. O conteúdo amplia a perspectiva do jovem, conectando-os com profissionais de diferentes segmentos do mercado e apresentando o mundo do trabalho ainda no ambiente escolar.
Para Porchat, que participa pelo segundo ano consecutivo do Dia D Voluntariar, ações voluntárias são uma forma de reconexão com a comunidade e fazem bem tanto a quem participa quanto para quem recebe: “O voluntariado tem esse lugar de reconectar a gente com outras pessoas, muitas vezes, com outras que não têm nada a ver com nosso mundo imediato. Faz bem para o outro e pra gente também. Voltamos a entrar em contato com o entendimento da realidade. As pessoas querem pertencer. Então, quando a gente se engaja no voluntariado, isso é também voltar a perceber que a gente pertence a essa comunidade do Rio de Janeiro, de Copacabana, das famílias. Quando damos atenção a alguém, todos querem um pouco. Doar o tempo e dar atenção fazem diferença na nossa vida”, diz o ator, que acrescenta: “No fim das contas, estamos nos reconectando e fazendo essas pessoas entenderem que elas importam e também fazem parte da comunidade. Há outras formas de voluntariado. Você pode ler numa praça para moradores de rua, ir a centros gastronômicos. Há tantas possibilidades e estão todos tão carentes e precisando disso. Quando você encontra seu “caminhozinho”, é muito legal. Então, parabéns a todos que estão aqui, é uma felicidade! Fico muito feliz por ter participado e tido essa oportunidade”, destaca Porchat.














