Há exatamente 50 anos, no dia 22 de agosto de 1965, tinha início o programa que marcou o primeiro movimento de rock no Brasil: a Jovem Guarda. Durante sua existência, diversos artistas passaram pelos estúdios da Record tocando suas guitarras em músicas que, apesar das letras ingênuas e da levada, em certos momentos, bem melosa, representou uma quebra de paradigmas na música brasileira.
Basta dizer que alguns medalhões da MPB chegaram a organizar uma passeata contra a introdução da guitarra elétrica na música feita por aqui. Capitaneado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderlea, a Jovem Guarda ajudou a revelar nomes como Jerry Adriani, Renato & Seus Blue Caps, Os Incríveis, Vanusa, Os Vips, The Fevers e muitos outros.
Além disso, também chamou atenção de músicos vindos de outras vertentes, como Caetano e Gil, que também incluíram guitarras em um som que já continha samba, bossa nova e outros ritmos brasileiros. Assim nasceu a Tropicália. O programa ficou apenas três anos no ar, mas grande parte dos artistas desse período seguiram carreiras sólidas no rock ou em outros gêneros.
Fonte: Portal Sucesso