Pratos e temperos vindos do Oriente Médio agradam a brasileiros, que não resistem a quibes, esfirras, grão-de-bico e tantas outras delícias. O charutinho é uma delas. A iguaria na qual o recheio aparece enrolado em uma folha e cujo formato lembra um charuto faz parte do cardápio de bares e restaurantes da cidade, sejam eles especializados em comida árabe ou não.
O chef libanês Ali Ahmad , prepara os charutinhos da mesma forma que aprendeu com as avós. As folhas utilizadas podem ser de uva (mais resistentes e refrescantes, ideais para enrolar o grão-de-bico ou carnes com cocção mais lenta), repolho, acelga ou couve, a depender do gosto de quem prepara a receita.
Uma particularidade é que, nos países árabes, come-se muito com as mãos. Os talheres dão lugar a pedaços de pão. Por isso,Ali faz charutos pequenos. Assim, é possível degustá-los sem a ajuda de garfo ou faca. Além disso, o tamanho menor faz com que a carne (ou o grão-de-bico) e o arroz cozinhem mais rapidamente e por igual. “O segredo é não deixar muito tempo no fogo, caso contrário, eles abrem e desmancham”, ensina a chef. “Quem é descendente de árabe e prova nossos produtos aprova”, completa o cheff
Modo de Fazer
Separe as folhas do repolho tirando a parte do meio (talo).
Coloque as folhas para cozinhar em água fervendo até que elas fiquem moles, reserve.
Em uma vasilha misture o arroz, a carne moída,a pimenta, a cebola, o alho, o caldo de carne e o sal.
Amasse bem até que todos os ingredientes estejam bem misturados.
Abra a folha em uma superfície e coloque a mistura de arroz e carne e enrole como se fosse um rocambole.
Coloque-os em uma panela um do lado do outro nunca em cima, misture um pouco de sal e as colheres de margarina com a água e coloque sobre os charutos até que estejam cobertos, coloque um prato em cima e um objeto mais ou menos pesado em cima do prato, para que eles não subam.
Deixe cozinhar por mais ou menos 30 minutos sem mexer.
-
Para saber mais informações, quitutes ou sobre festas, acesse a Fan Page Oficial: www.facebook.com/Ali-Barba.












