O longa “Curtas Jornadas Noite Adentro”, de premiado diretor, lança trailer

Foto/Divulgação

O premiado longa “Curtas Jornadas Noite Adentro”, de Thiago B. Mendonça, estreia dia 15 de setembro em circuito nacional junto com o curta “Belos Carnavais”. “Curtas Jornadas Noite Adentro” e “Belos Carnavais” são duas obras irmãs do diretor, que trazem uma reflexão poderosa sobre estes contextos. O curta “Belos Carnavais” será apresentado nas sessões de pré-estreia antes do longa.

O longa-metragem mergulha no cotidiano massacrante de jovens subempregados, e seus sonhos noturnos de libertação através da música. O curta que conta a história de um amor interditado no universo das velhas guardas do samba paulistano.  O filme é produzido pela Memória Viva Cine e distribuído pela Livres Filmes. “Curtas Jornadas Noite Adentro” fez sua première Mundial  no DOCLisboa – Mostra Competitiva Internacional – Portugal, em 2021, e a nacional na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo também em 2021.

O samba é a manifestação popular mais reverenciada entre tantos ritmos de matriz africana, mas o cinema ficcional brasileiro pouco se debruçou nele. Com exceções honrosas, e hoje clássicas, como “Rio Zona Norte” (1957), de Nelson Pereira dos Santos, e “Natal da Portela” (1988), de Paulo César Saraceni, poucos foram os filmes que trataram a cultura do samba e sua gente no cinema.

Curtas Jornadas Noite Adentro é minha ode ao samba. Um filme inspirado em histórias de pessoas reais, seus trabalhos precarizados e suas caminhadas trôpegas pelas noites paulistanas. A cultura do samba, tão presente no Brasil, foi pouco trabalhada no cinema ficcional. Inspira-se em uma frase do mestre Candeia, que dizia: “Um país que deixa a cultura se perder nunca será uma nação””. Declara o diretor Thiago sobre seu terceiro longa-metragem.

Continua após a publicidade...

“Para “Curtas Jornadas Noite Adentro”, seu terceiro longa-metragem, o cineasta brasileiro Thiago B. Mendonça formou um grupo de samba fictício com vários músicos de São Paulo. Ternamente ele retrata os encontros noturnos do grupo, entre ensaios febris e concertos decepcionantes diante de um público que não se importa. O filme parte de uma estrutura dicotômica entre a vida cotidiana alienante, construída em poucos planos fixos, e noites libertadoras, onde a câmara se torna um instrumento a parte. O cineasta procura explorar o que permite que um repertório musical permaneça vivo, suscitando o nascimento de novas canções”.  Cahiers du Cinema. Claire Allouche

Foto/Divulgação

Sinopses

“Curtas Jornadas Noite Adentro” 104 min.

Sambistas paulistanos sonham em ser descobertos na cena musical. Alternando dias entre um cotidiano alienante e madrugadas libertadoras, acabam por encarar inesperadas jornadas. Mas, enquanto houver samba, a alegria continua.

“Belos Carnavais” 16 min.

Dadinho, um velho sambista, é levado por sua neta ao enterro de seu irmão, músico de uma Escola rival. Neste percurso uma história de rivalidade, samba e traição emerge do passado.

Diretor

Thiago B. Mendonça é diretor de cinema, roteirista e crítico de cinema. Estreou no cinema com “Minami em Close-up” (2008), melhor direção no Festival de Brasília, seguidos dos curtas “A Guerra dos Gibis”, “Piove, il Film di Pio”, “O Canto da Lona”, “Entremundo”, “Procura-se Irenice”, “O Karaokê de Isadora” e “Belos Carnavais”, curtas que juntos acumularam dezenas de prêmios nacionais e internacionais. Seu 1o longa-metragem, “Jovens Infelizes ou Um Homem que Grita não é um Urso que Dança”, foi o vencedor da Mostra de Cinema de Tiradentes de 2016 e premiado em festivais em Portugal, Estados Unidos, México, Colômbia, Venezuela e Argentina. Seu segundo longa-metragem, “Um Filme de Cinema”, participou de alguns dos mais importantes festivais internacionais voltados para o público infantil. Foi roteirista de importantes diretores do cinema brasileiro, como Adirley Queirós e Zózimo Bulbul. “Curtas Jornadas Noite Adentro”, seu terceiro longa-metragem, foi selecionado para o DocLisboa, Shanghai International Film Festival na China; Entrevues Belfort International Film Festival na França; Mostra Internacional de Cinema Etnográfico da Espanha; e para a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Confira o trailer:

Matéria anterior
Tubarão de Mesquita fará premiação em dinheiro para samba enredo campeão
Próxima matéria
Exactly what are the Applying Virtual Technology?

Mais do É Pop

Menu