Em sua 24ª edição, o Big Brother Brasil segue o roteiro desenhado nas versões anteriores e continua atraindo os anunciantes que aproveitam a visibilidade do programa para promover as ações publicitárias nas festas, provas e outros momentos do dia a dia do confinamento. Decisivas para os participantes, as provas e ações patrocinadas obtém um feito para essas empresas: elevar o interesse sobre os produtos ou serviços no momento em que o reality está no ar.
A Tunad, plataforma de inteligência de mídia, mapeou as relações entre as marcas “Esporte da Sorte”, “Estácio, “Kwai”, “Mercado Livre”, “Oi”, “Rexona”, “Stone” e “Ton”, que aparecem no BBB e suas respectivas buscas na internet durante e posteriormente à sua exibição na TV.
O relatório analisou as inserções de marcas no programa no período de 5 a 8 de fevereiro deste ano. Um dos destaques dessa análise foi perceber que promover ações de merchandising na casa gera mais buscas e interesses pelas marcas do que a aparição diária nas vinhetas de patrocínio. No dia 6 de fevereiro, por exemplo, os brothers participaram de uma ação na casa ganharam, cada um, R$ 5 mil e um ano de Rexona grátis.
Para a dinâmica, os brothers se dividiram em três grupos de seis pessoas e precisaram completar uma prova na qual o somatório do tempo dos três grupos fosse abaixo de 20 minutos.
Ao final da dinâmica, a apresentadora Ana Clara anunciou que a casa conseguiu concluir as provas em 19 minutos e 26 segundos. Sendo assim, cada participante ganhou o prêmio em dinheiro e um ano de produtos gratuitos.
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Segundo a Tunad, durante o merchandising da marca no BBB, que começou por volta das 23h26, houve um pico de pesquisas por “Rexona” no Google, ocorrendo um aumento de 2.300% em relação à média de 5 minutos antes do início da ação.
Efeito semelhante foi observado na ação da Universidade Estácio, empresa responsável pelo patrocínio da prova do líder, que aconteceu no dia 6. A prova tinha três etapas. Os participantes escolheram seus cartões com as respostas, se queriam a opção A ou B antes mesmo de saber a pergunta. Na primeira rodada, 12 participantes acertaram, depois ganharam Davi, Michel, Vinicius, Lucas Henrique, Wanessa e Yasmin.
A terceira etapa ficou entre Michel, Lucas Henrique e Wanessa, mas o professor de Educação Física, Lucas Henrique, que faz parte do grupo Pipoca, levou a melhor na prova de perguntas e respostas promovida pela Estácio, e ganhou a liderança da semana.
Durante a ação na prova do líder desse dia, que começou por volta das 22h57, aconteceu um pico por pesquisas da palavra “Estácio” no Google. A média de 5 minutos antes do merchan era de 33 e alcançou no 6º minuto 607 buscas, sendo assim, um aumento de mais de 1.739 % em relação à média.
A pesquisa da Tunad mapeou todos os patrocinadores do reality que fizeram merchandising no programa, utilizando apenas a palavra-chave da marca no Google. Seguindo essa a métrica, tivemos destaque também para o Mercado Livre, que teve o maior número absoluto de novas buscas durante a ação, com mais de 7 mil acima do baseline de 5 minutos antes.
De acordo com Cesar Sponchiado, CEO da Tunad,“o Big Brother Brasil tem desempenhado um papel fundamental no cenário publicitário, gerando um engajamento autêntico e profundo do público com as marcas patrocinadoras. Esse impacto é corroborado por dados dos últimos anos das pesquisas com Uplift em Google Search, que evidenciam o interesse do público nas marcas do reality, destacando a importância e a influência contínua do programa no comportamento dos consumidores.”
Os maiores picos de pesquisa de Merchan pelo nome da marca em relação à média foram:
1. Rexona (06/02) – 2.300%
2. Estácio (06/02) – 1.739%
3. Stone (06/02) – 809%
E os destaques das marcas que mais adquiriram Uplift foram:
1. Mercado Livre (08/02) – 7.354
2. Esportes da Sorte (05/02) – 2.760
3. Estácio (06/02) – 2.739
Para obter as informações na íntegra, basta clicar em: https://bit.ly/49nBdxq.
(Foto: Reprodução/ TV Globo)