Rede social de opinião coletiva lista 5 dicas para um debate saudável e construtivo

Profissionais dão sugestões de como melhorar ainda mais a convivência em qualquer rede social (e fora dela)

 

QUINTO é uma rede social de opinião coletiva e debate. Através do voto SIM ou NÃO é possível provocar mudanças verdadeiras, que começam a partir do posicionamento pessoal de cada um dos indivíduos que compõem a sociedade.

Pensando em organizar discussões inteligentes e saudáveis, a equipe do QUINTO reuniu cinco dicas para um debate construtivo e colaborativo, seja ele on ou offline.

De quebra, profissionais comentaram sobre as situações, dando mais alternativas para você saber o que fazer nas situações. Confira!

1 – Aproveite o espaço de forma democrática

O debate de ideias fortalece ainda mais suas convicções e pode ser construtivo tanto para quem pensa da mesma forma, quanto para quem pensa diferente.

Se queremos uma sociedade participativa, onde as pessoas tenham voz e possam ouvir e ser ouvidas, o nosso melhor instrumento é o debate.

2 – Use textos claros e argumentativos

Se fazer entender na hora do debate de ideias é fundamental. Mas cuidado: ter convicções não quer dizer que você está absolutamente certo.

Por isso, procure embasamento para suas opiniões e, de preferência, traga suas referências para o debate.

Sempre que possível, cite a fonte da sua informação para evitar atritos e nunca utilize frases ou expressões sexistas, preconceituosas, racistas ou xenofóbicas nas suas participações. Crie um conteúdo informativo, opinativo e argumentativo, com clareza e educação.

“Observação, sentimento, necessidade e pedido: esses são os quatro pilares da comunicação não violenta, que permitem que o indivíduo se importe não só com o próprio bem-estar, como também com o bem-estar do outro”, ressalta a psicóloga e escritora Ellen Moraes Senra.

Procure embasamento para suas opiniões e, de preferência, traga suas referências para o debate.

 3 – Respeite a opinião alheia (na rede social e fora dela)

Discordar do ponto de vista de outras pessoas é algo absolutamente natural e até mesmo muito saudável para um debate de ideias construtivo. Afinal, é isso que move as discussões e até mesmo as enriquece.

Nesse sentido, é importante saber não apenas expor suas ideias de forma objetiva, mas também ouvir e, mesmo discordando, respeitar o posicionamento contrário.

“O modo como lidamos com a pressão externa está relacionado ao lócus de controle, que é o local em que uma pessoa situa o poder de controle sobre o que acontece em sua vida, podendo ser interno ou externo. E é preciso que ele esteja em harmonia, conquistado por meio do autoconhecimento, da autoconfiança e do autocontrole”, ressalta a psicóloga e apresentadora Rosangela Sampaio.

 

4 – Em caso de desrespeito, denuncie

Isso vale não apenas para quando você se sentir ofendido, mas também quando presenciar um comentário hostil contra qualquer outra pessoa ou grupo.

“Nos deparamos ainda com uma sociedade preconceituosa e desinformada sobre os direitos das pessoas, sejam ela em vulnerabilidade ou não, assim como em seus deveres de respeitar as diferenças. E um dos passos para mudar essa realidade é o acesso a essas informações, além da denúncia. Muitas pessoas acham que ‘não vai dar em nada’, mas é preciso sim registrar o fato. Busque a Defensoria Pública, as delegacias, os órgãos competentes para cada caso, que saberão informar como proceder da melhor maneira para a situação”, esclarece Flávia Albaine, Defensora Pública de RO e criadora do projeto Juntos pela Inclusão Social.

 

5 – Conecte-se com quem pensa igual a você

Como o próprio nome sugere, as redes sociais são ambientes para socializar.

O mais legal das redes sociais é que podemos conhecer pessoas e fazer amizades com quem gosta das mesmas coisas que nós, independentemente de onde eles estão.

 

Matéria anterior
De Férias nos EUA, Edson, da dupla com Hudson, e esposa vão às compras
Próxima matéria
Exactly about Dominican Submit Order Brides

Mais do É Pop

Autor (a) da postagem