Pela primeira vez na capital, o coreografo traz a VKIBC – Valentina Koslova Internacional ballet Competition
Entre os dias 1 e 3 de novembro de 2016, o Brasil será palco de uma das seletivas de ballet mais importantes do mundo, a Valentina Koslova International Ballet Competition – VKIBC.
Um representante da equipe da bailarina russa aterrissará em São Paulo, para descobrir novos talentos para a sua Fundação, possibilitando oportunidade aos participantes de conquistar contratos de trabalho e bolsas de estudo nas grandes escolas de ballet do mundo. O responsável por trazer esta seletiva ao Brasil e idealizador deste projeto maravilhoso, é um dos coreógrafos mais renomados do país.
Ricardo Scheir, 54 anos, já conquistou mais de 450 premiações ao longo da sua carreira. Dentre as mais importantes podemos citar: Melhor coreógrafo no Festival Internacional de dança de Joinville (2000, 2004), conquistou o Grand Prix – ‘prêmio máximo em um dos maiores festivais de dança no mundo o YAGP – Youth America Grand Prix’ (2006, 2013), medalha de Mérito Artístico (Oferecida pelo Conselho Brasileiro de dança, órgão vinculado a UNESCO), Melhor coreografia – VKIBC – Valentina Kozlova International Ballet Competition 2016 – NY, professor convidado do Balé da Cidade de São Paulo – SP, Deborah Colker Cia de Dança – RJ, – Bale Castro Alves – BA, Europa Ballet Saint Polten – Áustria , e Turinger Sttatte Ballet – Alemanha.
Em parceria com o IRAP – Instituto de Referência e Apoio a Projetos Assistenciais do Brasil, a seletiva ainda arrecadará alimentos que serão doados ao projeto ‘Natal sem Fome’, através da compra de convites com entrega de 1kg de alimento não perecível.
Um dos principais objetivos da seletiva na América Latina é a alta adesão de brasileiros em cias internacionais. Grandes talentos, são descobertos na maioria das vezes em periferias das grandes cidades, talentos naturais que ganham o mundo através da dança. “Transformar vidas, mostrar que através da educação e da arte podemos mudar não só a vida de um bailarino ou bailarina, mas podemos transformar a vida de uma família, de uma comunidade. Foi pensando exatamente nesta força transformadora que eu pensei em trazer para o Brasil, uma seletiva latino-americana”, afirma Ricardo Scheir.
Para participar da seletiva nacional, o candidato deve acessar o site www.festivalonline.com.br e preencher a ficha de inscrição. A data de inscrição foi prorrogada até o dia 15/10/2016. Estão inscritos até o momento bailarinos de diversas cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Santa Catarina e tambem do Chile.
As inscrições para a seletiva clássica são para bailarinos entre 11 e 26 anos de idade, divididos em 4 categorias e a categoria Contemporânea é a partir dos 10 anos de idade sem limite de idade. As informações e categorias completas estão disponíveis no site da seletiva. A etapa final da seletiva acontecerá em julho de 2017, na sede da cia Valentina Koslova em Nova Iorque.
Os participantes da VKIBC Seletiva Brasil, serão avaliados por uma banca de jurados composta pela Diretoria da Valentina Kozlova International Ballet Competition e profissionais brasileiros de comprovada competência e expressão no cenário da dança.
Sobre a Valentina Koslova
Valentina Kozlova é conhecida por ser uma grande inovadora no mundo internacional ballet. Sua paixão pela dança, e para os coreógrafos e bailarinos que criam e executam, tê-la levado a encontrar novos mercados para os seus talentos.
Nascida em Moscou, Kozlova foi treinada na Escola de Ballet Bolshoi.
Ela foi convidada para participar do Bolshoi companhia de ballet em 1973 e foi promovida a bailarina principal em 1975. Ela dançou todas as principais papéis clássicos com a empresa. Sua busca por liberdade e crescimento artístico a levou a buscar uma carreira que iria oferecer novos papéis por coreógrafos contemporâneos ocidentais, bem como os clássicos.
A lista de Kozlova em aparições com as principais companhias de balé internacionais são impressionantes, incluindo Spoleto, La Scala, Florença Opera House, Inglês National Ballet, Paris Opera, Basel Ballet, Austrália, Ballet de Santiago (Chile), Teatro Colon (Buenos Aires ) e Hong Kong. Ela também apareceu em galas de ballet na África, Grécia, Inglaterra, Índia, Itália, Portugal, Espanha, Don des Etoiles no Canadá, Taiwan, Coréia e Japão. Suas performances em vídeo incluem o Pavlova Especial (CBS), La Fille Mal Gardée (Philips Vídeo, Alemanha), e Spartacus (Vear Productions, Argentina).
Em outubro de 2015 VKIBC teve a sua primeira semifinal Européia, disputada em Bruxelas, Bélgica. Agora em seu sexto ano, a Competição Ballet Valentina Kozlova Internacional realizou a sua fase final em Nova Iorque, em Abril deste ano, no Symphony Space Theater. A próxima final da cia, será em julho de 2017. A seletiva conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.
Informações completas sobre a seletiva, prazo de inscrição, regulamento e taxas através do site www.festivalonline.com.br