Município programou atividades educativas nas unidades de saúde para marcar dia mundial de combate à doença
Para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março, Rio das Ostras programou uma série de palestras sobre a doença. A tuberculose merece atenção e, embora seja um mal antigo, ainda é um problema de Saúde Pública no Brasil. Desde o último sábado, o Município vem promovendo palestras em postos de saúde e no Pronto Socorro. A próxima atividade acontece na quarta-feira, dia 28, no Centro de Saúde da Extensão do Bosque.
O objetivo da Secretaria de Saúde é informar a população sobre a doença, seus sinais, sintomas, formas de transmissão, prevenção e tratamento.
Nas palestras, os especialistas também apresentam à população o Programa Municipal de Controle da Tuberculose oferecido pela Prefeitura de Rio das Ostras, que tem como unidade de referência o Centro de Saúde da Extensão do Bosque. O Programa é composto por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, visitador sanitário, assistente social e apoio de fisioterapeuta.
NOVOS CASOS – Assim como em todo o País, a Tuberculose ainda requer atenção das autoridades de saúde. Novos casos surgem a cada ano. Em Rio das Ostras, em 2017, foram diagnosticados 60 casos de tuberculose. De janeiro de 2018 até hoje já foram registrados outros 13 casos.
A identificação de pessoas com a doença e o encaminhamento é muito importante para interromper a cadeia de transmissão da tuberculose. Por isso, o Município também prioriza a capacitação dos profissionais de saúde das unidades para que possam identificar sintomas e orientar o paciente quanto ao correto tratamento.
SINAIS E SINTOMAS – A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo bacilo de Koch, que afeta principalmente os pulmões. A transmissão é feita via respiratória. São sinais e sintomas da tuberculose a tosse há mais de três semanas, febre ao final da tarde, perda de peso, falta de apetite, fraqueza e suor noturno.