O trânsito nas grandes cidades é um problema global e por aqui não poderia ser diferente. De acordo com levantamento feito pela ‘Global Traffic Scorecard’ (Placar do Tráfego Global) divulgado em fevereiro deste ano, a capital paulista saltou da décima para a sexta posição entre as cidades com mais congestionamento no mundo. Acima de São Paulo estão: Los Angeles (EUA), Moscou (RUS), Nova York (EUA, São Francisco (EUA) e Bogotá (COL), respectivamente.
Diante desse cenário, as pessoas têm, cada vez mais, procurado novas formas para se livrar do caos. Morar perto do trabalho e acordar mais cedo para fugir dos horários de pico são apenas algumas das formas encontradas por quem vive nessas localidades para escapar do trânsito.
Mas, você já parou para pensar que escapar das grandes cidades pode ser uma boa alternativa? Várias regiões do país se mostram promissoras para o mercado de franchising e, apostando nisso, algumas redes desenvolveram formatos exclusivos para essas localidades.
Abaixo, confira sete opções de franquias para quem quer fugir dos grandes centros:
Ooxy Rádio Indoor
A Ooxy Radio Indoor é a primeira rede de franquias de rádios personalizadas do Brasil. A empresa visa democratizar o mercado de marketing sonoro para PMEs, oferecendo pacotes acessíveis a todos com valor a partir de R$59. Devido ao baixo custo de seus planos e a especialização neste tipo de serviço ser uma novidade para empresas menores, a Ooxy se apresenta como uma excelente opção para cidades pequenas, pois essas oferecem uma abertura muito grande no mercado. Para ser um franqueado da rede é indicado um investimento de R$25 mil com retorno previsto para 18 meses.
Vazoli
Nascida em Severínia, cidade do interior de São Paulo com pouco mais de 15 mil habitantes, a Vazoli é uma rede de franquias que atua no segmento de serviços financeiros, créditos e financiamentos. Atualmente, 50% das mais de 90 unidades da empresa estão localizadas em cidades com menos de 100 mil habitantes e o investimento indicado para essas localidades é de R$50 mil, com tempo de retorno estimado a partir de oito meses.
Mordidela
A Mordidela, rede que comercializa pequenas porções de doces e salgados, foi fundada em São José do Rio Preto, cidade localizada no interior de São Paulo. Criada para atender as necessidades de consumo de várias camadas população brasileira, nas lojas da marca é possível ter uma refeição completa por apenas R$8. Atualmente com 72 unidades por todo o Brasil, 14% localizadas em cidades com menos de 100 mil habitantes, a rede possui modelo de negócio exclusivo para quem quer trabalhar em pequenas cidades. O valor para investimento é de R$ 54 mil com tempo de retorno previsto em até 12 meses.
Maria Brasileira
Criada em 2012 na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, a Maria Brasileira é uma rede especializada em limpeza e cuidados domésticos e comerciais. Com 160 unidades espalhadas por todo o Brasil, a rede oferece modelo de negócios exclusivo para cidades com até 50 mil habitantes. Para investir na modalidade, é necessário que o empreendedor desembolse R$47,9 mil com tempo de retorno previsto para 12 meses.
Ótris Franquias
Fundada em 2010, a Ótris é uma empresa de recuperação de crédito voltada para pequenas empresas. Na prática, a empresa localiza os devedores e negocia com eles a quitação das dívidas. No ano de 2017, a empresa lançou o seu modelo de franquias, sendo que a modalidade micro é ideial para cidades com até 100 mil habitantes. Em sete anos de existência, a empresa já recuperou quase R$4 milhões para pequenas empresas. Para investir em uma unidade, o investimento é a partir de R$80 mil com tempo de retorno previsto para 18 meses.
Brasileirinho Delivery
Nascida em São José dos Campos, o Brasileirinho Delivery é uma rede de franquias que se notabilizou pela venda de comida tipicamente brasileira em caixinhas. Com 13 unidades localizadas em municípios com menos de 100 mil habitantes, a franqueadora indica investimento a partir de R$100 mil para quem deseja abrir uma unidade do negócio. A previsão de retorno do investimento é de 12 a 16 meses.
Mercadão dos Óculos
Criada para atender demandas das classes C e D em busca de produtos óticos com baixo valor, o Mercadão do Óculos é uma rede de franquias que vende armações de grau e óculos de sol com preços até 60% mais baratos do que a média praticada pelo mercado. Nascida em São José do Rio Preto, a marca aposta em cidades com menos 100 mil pessoas para sua expansão. Para investir em cidades com até 50 mil habitantes, o investimento indicado é de R$150 mil. Já para cidades que possuem de 51 mil a 100 mil, o valor é de R$170 mil. O tempo de retorno para ambas as modalidades é de 18 a 24 meses.