Universitários de Ribeirão Preto-SP fazem campanha de incentivo à leitura

IMG_9133

Ideia surgiu através do interesse em ler livros que não haviam disponibilidade na biblioteca da universidade. (Foto: Guilherme Galdino)

 

Grupo de universitários do Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, criaram a biblioteca itinerária “Um livro por outro”. A ideia, além de incentivar à leitura, contribui para o aprendizado em ajudar o próximo. Tiago Luque e Jessica da Silva, estudantes de Marketing e uns dos idealizadores, destacaram a importância e o objetivo do projeto de leitura para a vida de uma pessoa.

“A leitura é fundamental na formação intelectual e no desenvolvimento da imaginação. Pretendemos aproximar os alunos, professores, pais e colegas de trabalho, além de gerar discussões sobre os assuntos abordados nos livros”, disse Jessica.

Por outro lado, com os avanços da tecnologia, as pessoas buscam cada vez mais a leitura digital. Mas para Luque, ainda existem aqueles que preferem ter um livro em mãos, sentir o “cheiro” da página, estar em contato com o material da história.

Continua após a publicidade...

Confira vídeo produzido pelo Fantástico, no quadro “Vai fazer o quê”, e veja a reação das pessoas ao ver o pedido da criança 

“Por mais que o meio digital esteja cada vez mais presente no nosso dia a dia, ainda existem várias pessoas que preferem ter um livro na mão. Poder colecionar edições e ter o prazer de pular uma página. Este projeto [da Biblioteca Itinerária] vai contribuir para que esse ciclo continue, despertando o interesse e interatividade dentro da faculdade”, conta Luque.

Com duas semanas de atividades, o projeto superou os números esperados pelos idealizadores. No início, Jéssica e Tiago buscavam livros de sala em sala para fazerem as primeiras trocas, e hoje a biblioteca já conta com mais de 70 obras, como revela Luque.

“Até agora conseguimos arrecadar cerca de 100 livros com temas diversos, que vai de moda até conteúdo acadêmico”, afirma.

 

Confira a matéria em inglês/Check out the story in english

 

Com a finalidade de promover o hábito da leitura, Jéssica fala sobre a busca pela fonte de conhecimento e espera que o interesse pelos livros seja constante.

“E expectativa é que o interesse por esse hábito seja constante, pois a leitura é uma grande fonte de conhecimento”, finaliza Jéssica.

Caso exista algum livro que lhe interesse, você retira pode retirar, contanto que coloque outro no lugar, conforme explica Jéssica.

“Assim a estante sempre vai estar com novidades, dando a oportunidade para aquele livro que está de lado em casa, ser interessante para outra pessoa”, destaca.

Para participar do projeto é bem simples. Basta você escolher um livro no estande disponibilizado no centro universitário e deixar outro. A biblioteca fica aberta para ser visitada sempre que houver o interesse.

 

Por Guilherme Galdino

Matéria anterior
Novo príncipe do sertanejo se prepara para gravar seu primeiro DVD
Próxima matéria
Pablo Dutra monta mega produção em clipe

Mais do É Pop

Menu